Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus avança no desenvolvimento e na execução das 24 ações propostas que envolvem diretamente dez secretarias e institutos municipais focados na reabilitação do centro histórico da capital. O plano foi lançado na terça-feira (12), pelo prefeito David Almeida e secretários, com o prazo de execução entre dezembro deste ano e maio de 2024.
Dentro da matriz de competências e ações, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que coordena o plano integrado, já tem projetos em desenvolvimento dos dez banheiros públicos e vai iniciar os estudos para o Memorial do Basa, além de ter em execução as obras do mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello, largo de São Vicente e píer turístico.
A prefeitura tem comodato para desenvolver o centro cultural Severiano Mário Porto, que prevê a cessão do prédio histórico do Banco da Amazônia, na rua 7 de Setembro, pelos próximos 15 anos, com a recuperação da arquitetura original do prédio, assinada pelo autor, o arquiteto Severiano Porto.
“Estamos concluindo a primeira etapa do programa ‘Nosso Centro’ com a entrega das obras em fevereiro, e estamos iniciando a segunda etapa agora em dezembro, com o plano que envolve desde ações de emprego e renda, com a Semtepi, até turismo e cultura, com a Manauscult, e sem esquecer da infraestrutura, com o recapeamento de ruas, recuperação de calçadas, drenagem”,
disse o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
A partir de janeiro há previsão de instalação de novos mobiliários urbanos no Centro, com paradas de ônibus com estruturas mais modernas e eficientes, ampliando o conforto e proteção aos usuários, e será feita a licitação para a construção de dez banheiros públicos com anexo para negócios e publicidade, dando sustentabilidade econômica aos equipamentos.
“Os banheiros serão instalados no largo da praça da Matriz, na área do mercado municipal Adolpho Lisboa, em praças públicas do entorno, dando maior conforto à população. A matriz de responsabilidade também envolve atividades das festividades de Natal, como a Parada Natalina realizada pela prefeitura”, comentou Valente.
Um dos destaques do plano é a sinalização viária e turística, horizontal e vertical, nos corredores do Centro, que vai aumentar a segurança de motoristas e pedestres e melhorar o fluxo do trânsito.
“A sinalização terá o nome dos logradouros, CEP e um QRCode para identificar elementos turísticos e arquitetônicos próximos à região. O prefeito David Almeida tem como meta principal o investimento maciço para dar uma nova dinâmica ao Centro da cidade, espaço fundamental para a economia, tanto na questão turística quanto arquitetônica, histórica e social”, disse o diretor-presidente.
Plano
O plano reforça o programa “Nosso Centro”, que colocou Manaus entre as sete capitais do Brasil que estão apostando na reabilitação dos seus centros históricos, melhorando a qualidade de vida da população; ampliando a infraestrutura, serviços, intervenções e planejamento urbano; e fazendo obras com geração de emprego e renda na capital.
Com o plano e a matriz, a prefeitura vai promover soluções urbanísticas, operações para fomento a negócios, e melhorias de infraestrutura, com mais de 20 ações coordenadas e integradas em uma grande força-tarefa municipal dentro do “Nosso Centro”.
Entre as ações estão serviços e obras, como recuperação de calçadas e recapeamento asfáltico em mais de 18 ruas e avenidas; sinalização viária e turística desde hotéis a pontos turísticos; novos abrigos de ponto de ônibus; projeto e construção de banheiros públicos; padronização e identificação com crachás de vendedores informais; e melhoria na coleta de resíduos.
Também estão previstos patrulhamento ostensivo; os projetos Feira Criativa e Memorial Basa; e as inaugurações das primeiras obras do “Nosso Centro” com as devidas operações de funcionamento do mirante, casarão e largo.
O programa tem suporte da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus, criada pelo Decreto Municipal nº 5.034/2021. A primeira etapa já será entregue usando recursos próprios da Prefeitura de Manaus. A segunda fase está em desenvolvimento de projetos, que também foram apresentados ao governo federal, para inscrição junto ao novo PAC.
*Com informações da assessoria
Leia mais
Prefeito David Almeida lança plano de ações após visita no ‘Nosso Centro’
Obras do ‘Nosso Centro’ seguem para as últimas etapas neste mês de outubro
‘Nosso Centro’ é marco da prefeitura em comemoração do Dia do Patrimônio Histórico