×
Cultura circense

Programação do 2º Festival de Circo do Amazonas é divulgada

Além dos shows nos circos, a programação conta com espetáculo para os alunos de escolas públicas, hospitais e instituições beneficentes, na capital e interior

Manaus (AM) – “Respeitável público”, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, inicia a programação do 2º Festival de Circo do Amazonas, que vai até o dia 3 de abril. O povo circense abre as lonas do Teatro Amazonas, neste domingo (27), para a abertura do festival, com o espetáculo “La Scarpetta”, às 19h. O acesso é gratuito.

Além dos shows nos circos, a programação conta com espetáculo para os alunos de escolas públicas, hospitais e instituições beneficentes, na capital e interior. Para fortalecer a cultura circense, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa também oferta oficinas com aulas gratuitas de tecido, malabares, monociclo, lira e handstand.

O secretário Marcos Apolo Muniz afirma que essa é uma oportunidade de levar lazer e entretenimento de qualidade para a população. Na avaliação do titular da pasta, o fortalecimento da cultura circense e a geração de renda estão entre os objetivos do Festival. Ao todo, cerca de 150 artistas participam do festival.

“O intuito é passar o valor da cultura circense, com uma programação diversa,  que tem oficina, apresentação gratuita nos circos, para os alunos nas escolas, para pessoas que precisam de alegria nos hospitais, nas instituições. É uma determinação do governador Wilson Lima que ós, possamos fortalecer a arte e gerar renda neste período tão importante de recuperação da economia”,

afirma o secretário.

O gerente de Eventos da Secretaria, Denis Carvalho, destaca a relevância dessa arte que está nas ruas, praças e picadeiros de circo.

“Quando a trupe desembarca, monta a sua lona, o picadeiro e leva esperança, sorriso e alegria. É uma cultura que atravessa fronteiras, idiomas, que está presente há centenas de anos. É um orgulho poder fortalecer a arte circense, levar para as comunidades no interior e capital e ver essa alegria estampada no rosto do nosso povo”,

destaca Carvalho.

Apresentações

O espetáculo “La Scarpetta” marca o lançamento do 2º Festival do Circo do Amazonas, no domingo  (23/03), às 19h. Ao todo, o Teatro Amazonas disponibilizou 648 lugares para o público, que terá entrada gratuita, por ordem de chegada, mediante apresentação de documento com foto e a carteira de vacina atualizada.

O show que abre a programação do festival conta com magia, equilibrismo, música e acrobacia do personagem principal.

O espetáculo é dirigido por Nani Colombaioni – o fantástico palhaço italiano, o espetáculo teve sua estreia oficial em 1997 e já se apresentou na Itália, Espanha, Bolívia, Dinamarca, França, México, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Colômbia e Luxemburgo.

Já na segunda-feira (28), às 17h, a alegria vai descer a Avenida Djalma Batista, com performance circense nos semáforos da via para divulgação do Festival.

As apresentações serão realizadas em diversos pontos da cidade, como o Circo Amazon Master Circus, no bairro Gilberto Mestrinho; Circo Sul-Americano, no bairro Petrópolis; além de escolas, hospitais e instituições beneficentes que terão ações para o público interno. O interior também ganha programação, com apresentações em comunidades ribeirinhas dos municípios de Itacoatiara e Manacapuru.

O encerramento do festival será no Teatro Amazonas, no dia 3 de abril, às 19h, com o espetáculo “A princesa Cafuxa”.

Oficinas – Entre as atividades formativas ainda estão incluídas oficinas de Monociclo, que acontece na segunda-feira (28), com a artista circense venezuelana Teffy Rojas; de Malabares, na terça (29/03), com Denys Cauper, licenciado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e integrante do projeto “Roda na Praça”.

Estão previstas ainda formações em Tecido (30), com o bailarino, performer e artista circense José Arenas; de Lira Circense (31), com a bailarina, atriz, acrobata e palhaça Francine Marie; e a oficina de Handstand (1º/04), com o artista, produtor cultural e educador Jean Winder.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas pela internet.  Os links para inscrição das oficinas estão disponíveis na página da @culturadoam no Instagram. A programação completa está nas redes sociais do @culturadoam, do @governo_do_amazonas e no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Grupo de idosas recebe evento cultural em escola de Manaus

Secretaria de Cultura abre inscrições para curso de Libras no AM

Projeto cultural leva humor a colaboradores de instituições sociais do AM

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *