×
Agenda

No Baixo Amazonas, Wilson Lima acompanha ações de turismo durante o Festival de Parintins

Programação de atividades teve como foco a Ilha Tupinambarana e as cidades de Barreirinha e Nhamundá

Foto: Lucas Silva

Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima, em agenda nos municípios do Baixo Amazonas, acompanhou as ações que serão realizadas para garantir a melhor experiência dos turistas durante o 55º Festival Folclórico de Parintins.

Na quinta e sexta-feira (24 e 25/03), o governador esteve nos municípios de Barreirinha, Nhamundá e Parintins, onde acompanhou os preparativos para o festival e anunciou cursos profissionalizantes para capacitação turística dos municípios.

A programação dos preparativos para o Festival de Parintins inclui curso de capacitação, turistódromo, painéis instagramáveis, recepção dos turistas, pontos de embarque e desembarque para triciclos com tendas e banheiros químicos, além da entrega de 250 fardamentos para os tricicleiros.

“A volta do Festival de Parintins significa geração de emprego e renda, retomar a dignidade daquelas pessoas que tanto esperam por esse momento e dependem disso para ter uma renda extra. É quem trabalha com alimentação, é quem adapta a sua casa para receber visitantes, é aquela senhora do tacacá da av. Amazonas, que espera o ano todo para aumentar a sua renda, para receber os turistas, são os artistas de Garantido e Caprichoso que esperam muito por esse momento” afirmou o governador, durante visita ao município de Nhamundá.

O objetivo do conjunto de atividades é oferecer condições para que os prestadores de serviços turísticos possam oferecer o melhor atendimento aos visitantes para garantir que eles retornem no próximo ano.

Retorno do Turístódromo

 Assim como na última edição do Festival, a Amazonastur vai montar novamente o espaço voltado para os turistas, o Turistódromo, que reunirá os principais prestadores de serviços turísticos de Parintins, além de instituições de apoio como Polícia Militar e Procon AM. 

Com o objetivo de oferecer um espaço para que os turistas registrem os momentos na ilha tupinambarana, a Amazonastur irá instalar três painéis instagramáveis que estarão espalhados em pontos estratégicos da cidade. Os turistas que desembarcarem no aeroporto da Júlio Belém serão recebidos pela equipe técnica da instituição que realizará uma recepção aos turistas, entre a quinta-feira (23) e o domingo (26).

Tricicleiros

 Um dos principais meios de mobilidade e também marca da cidade de Parintins, os triciclos terão um apoio especial do Governo do Amazonas na edição de 2022 do evento. A Amazonastur montará, pela primeira vez, dois pontos de embarque com banheiro químico e tenda coberta, além de fardamento para 250 operadores e reforma com lona nova e pintura dos equipamentos.

Turismo em Movimento

 Entre os dias 23 e 24 de março, a cidade de Parintins recebe a segunda edição de 2022 do Turismo em Movimento. O evento tem o objetivo de promover o ordenamento turístico, além de potencializar negócios por meio do contato entre empresários da capital e da cidade onde o evento é realizado.

Capacitação

Uma parceria entre Amazonastur e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) está ofertando cursos de capacitação para operadores turísticos para todo o Amazonas. No dia 14 de março, teve início a capacitação de espanhol, em Parintins, e o de cerimonialista, em Barreirinha. O primeiro com 150 horas de duração e o segundo com 60 horas de caga horária. Na cidade de Nhamundá a parceria está ofertando o curso de inglês, iniciado na última segunda-feira (21), e que possui 150 horas de carga horária total. 

Em agosto do ano passado, um termo de cooperação técnica foi assinado entre as duas instituições para viabilizar a oferta de 6.150 vagas em 20 cursos gratuitos de qualificação profissional exclusivos para profissionais de turismo em 26 municípios do estado.

Ainda no mês de abril, a Amazonastur vai promover o workshop ‘Bem Receber’ no município de Parintins. A capacitação tem o objetivo de dar uma abordagem prática sobre atendimento ao cliente, além de transferir uma visão abrangente do comportamento e atitude dos clientes, visando desenvolver estratégias para assegurar um relacionamento positivo em cada interação. 

Serão ofertadas seis turmas no município, sendo uma delas com foco na comunidade da Serra da Valéria, uma das principais paradas de cruzeiros internacionais que visitam a cidade. Cada turma terá 50 participantes e as cidades de Manacapuru, Barcelos, Itacoatiara, Maués e Manaus também receberão a capacitação ao longo dos próximos meses.

Leia mais:

Nova pesquisa aponta ascensão de Wilson Lima, a caminho do segundo turno das eleições deste ano

Wilson Lima dá início à primeira etapa da ‘Amazonas Sem Febre Aftosa’

Wilson Lima anuncia revitalização do Bumbódromo de Parintins para o Festival

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *