Manaus (AM) – A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), iniciou a primeira semana de abril com a conclusão do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), em parceria com a Polícia Federal.
O documento, assinado pelo prefeito David Almeida e pelo superintendente da Polícia Federal no Amazonas, delegado federal Leandro Almada, dará continuidade ao processo de formação da nova Guarda Municipal.
O ACT permite a concessão de porte de arma funcional para a Guarda Municipal, algo inédito para o serviço que já tem 72 anos.
“Hoje a nossa guarda não pode exercer aquilo que é a sua missão, que é a defesa do patrimônio público e do cidadão. E ela não pode fazer isso porque a criminalidade está melhor equipada, então esse acordo que estamos fazendo hoje com Polícia Federal, que é uma instituição respeitadíssima do nosso país, é uma forma que a gente tem de proporcionar ao agente melhores condições de trabalho e principalmente uma forma de promover a valorização dessa guarda”, destacou David Almeida, ao afirmar que a cidade precisa ter condições de defender o cidadão e o patrimônio público.
O acordo com a Polícia Federal inclui além das aulas de tiro, o teste psicotécnico, para que os guardas municipais possam então ter o direito de portar uma arma de fogo.
Leia mais:
Capacitação para nova Guarda Municipal é realizada em Manaus
Policiais são treinados para operar e combater utilizando fuzil no AM
Prefeitura dialoga com órgãos sobre melhorias no monitoramento da cidade
- Edição web: Gláucia Chair
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱