×
Caso investigado

Polícia inicia investigação de torcedor do São Raimundo que fez apologia ao nazismo

A equipe do 5º DIP trabalha na investigação do caso

Foto Reprodução

Manaus (AM) – O torcedor do São Raimundo, que foi fotografado exibindo uma tatuagem que faz apologia ao nazismo, está sendo alvo de uma investigação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). O flagra foi feito na estreia do Tufão da Colina na Série D do Campeonato Amazonense, no último domingo (17).

Segundo o delegado Ivo Martins, titular do 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), não houve registro de Boletim de Ocorrência (BO), porém a equipe policial do DIP, ao tomar conhecimento do caso, deu início às investigações para identificar e localizar o homem, para prestar esclarecimentos na unidade policial.

De acordo com informações preliminares, o homem já foi identificado. No entanto, a PC-AM não nega e nem confirma a identificação, garantindo que mais informações não poderão ser repassadas para não atrapalhar os trabalhos policiais.

Rodrigo Guedes denuncia criminalmente caso

Vereador e presidente do São Raimundo Esporte Clube, Rodrigo Guedes repudiou a ação e moveu um processo criminal para que a polícia investigue. Guedes afirmou ainda que por precaução o clube esportivo irá proibir o indivíduo de adentrar nas dependências do São Raimundo E.C.

Foto: Reprodução

A tatuagem de Águia desenhada nas costas do torcedor é símbolo do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

“É muito curioso que a tatuagem do rapaz tenha todos os elementos que fazem apologia ao nazismo, dizer que é coincidência e que ele não tinha essa informação ao fazer algo que vai ficar a vida toda na pele é forçar a barra. Gostaria de acreditar que é tudo um mal entendido mas infelizmente sabemos que pensamentos e ideologias de ódio existem e só aumentam. É um símbolo nazista e isso é indiscutível. É um ato grave, que fere a legislação e principalmente a história de uma civilização e da própria humanidade. Não podemos deixar que essa situação fique sem a devida punição”,

argumentou.

Relembre o caso

O período nazista foi um dos mais tristes da história da humanidade. Por isso, um torcedor do São Raimundo, sem blusa, com uma tatuagem que faz apologia ao nazismo, causou revolta nas redes sociais nesta segunda-feira (19).

Nas imagens divulgadas, é possível ver o homem sem camisa com a tatuagem exposta nas costas, na arquibancada do time. O desenho é de uma águia, também lembrada como símbolo do partido nazista.

Nas redes sociais, o clube também divulgou uma nota sobre o ocorrido e repudiou a atitude do torcedor.

Segundo a legislação, é crime “praticar, induzir ou incitar” discriminação, assim como “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”, podendo a responder de dois a cinco anos de prisão.

Leia mais:

Torcedor do São Raimundo exibe tatuagem nazista durante jogo em Manaus

Vereador Rodrigo Guedes denuncia criminalmente apologia ao nazismo em jogo do São Raimundo

Comentarista da Jovem Pan é demitido da emissora após suposta saudação nazista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.