×
Encontro inusitado

Pesquisadores encontram interação inédita entre botos e anaconda

Pesquisadores registraram momento raro em que botos no rio Tijamuchi brincam com uma cobra grande, chamada "anaconda"

Uma interação inusitada chamou a atenção de pesquisadores que documentavam a biodiversidade perto do rio Tijamuchi, na Bolívia.

Normalmente, pouco encontrados fora da água, os botos foram vistos interagindo com outro animal: uma cobra. O trabalho foi publicado na revista Ecology na última semana.

O trio de cientistas, um da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, outro do Museo Historia Natural Noel Kempff Mercado e um terceiro pesquisador independente, relatam evidências de botos brincando com uma anaconda no rio Tijamuchi, na Bolívia.

Os pesquisadores estavam realizando trabalho de campo quando observaram vários botos fazendo aparições incomuns acima da superfície do rio. Intrigados, eles não perceberam que uma anaconda estava envolvida na “brincadeira” até que olharam as fotos em seu laboratório.

A análise da atividade mostrou que os golfinhos estavam manipulando a cobra de uma forma que eles descreveram como brincando com ela.

O Dr. Reichle, pesquisador do Museo Historia Natural Noel Kempff Mercado, disse que os botos geralmente nadam abaixo da superfície, e as observações muitas vezes capturam apenas uma barbatana ou uma cauda. Mas alguns dos seis animais que eles viram mantiveram a cabeça acima da água turva por um tempo incomum.

Essa ideia da “brincadeira” surgiu porque os animais não pareciam ter a intenção de comê-la. Em vez disso, eles a deram um ao outro, passando-a de um lado para o outro.

Durante a pesquisa eles perceberam que os botos brincavam com ele de maneiras diferentes. Em alguns pontos, eles brincaram com ele de forma sincronizada e em outros momentos, a brincadeira foi individualizada.

Os pesquisadores sugerem que os botos adultos poderiam estar usando a oportunidade para ensinar os mais jovens de seu grupo mais sobre a serpente.

* Com informações do site Correio Braziliense

Leia mais:

Sem medo, homem dança com duas das maiores cobras do mundo; veja vídeo

Vídeo: sucuri gigante é flagrada digerindo animal às margens de rio

Sucuri é morta a tiros e facadas após atacar cachorro no interior do Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.