×
Representante do AM

Atleta do AM é convocado para Seleção Brasileira da patinação de velocidade

O esporte é disputado de formas individuais contra o relógio ou em equipes

Manaus (AM)- Levando a bandeira do estado para desafios internacionais, o atleta Luis Felipe Acosta Tamayo, de 16 anos, foi convocado para a Seleção Brasileira de Patinação de Velocidade.

Ele vai participar dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, que será disputado de 2 a 9 de maio, em Rosário, na Argentina.

Luis foi descoberto em uma das visitas da equipe estratégica do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), ao município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).

Na época, o governo pagou as passagens áreas do jovem atleta para a sua participação no Mundial da Colômbia, que aconteceu em novembro de 2021.

“Vê-lo representar o Amazonas em desafios internacionais é um orgulho para nós. Buscamos encontrar mais atletas como o Luis”, afirmou o diretor-presidente, Jorge Oliveira.

Influenciado pelo pai, Luis Álvaro Tamayo, que foi patinador profissional na Colômbia, o jovem começou a dar seus primeiros passos no esporte com 3 anos. Prestes a completar 17 anos, Luis falou da sensação de representar o Amazonas no Sul-Americano.

É uma felicidade muito grande. Fui convocado para correr o sul-americano da juventude e de levar a bandeira do Amazonas e do Brasil em um campeonato tão importante.

“Graças ao apoio do Governo e da FAAR, consegui a classificação para participar do Mundial 2021 na Colômbia. Consegui a vaga para correr o Sul-Americano. Agradeço pelo apoio e por ter acreditado no meu potencial, espero que neste ano eu possa me classificar para o mundial 2022, representando mais uma vez o estado do AM”, concluiu o patinador.

Patinação de velocidade

Modalidade olímpica, o esporte é disputado de formas individuais contra o relógio ou em equipes. Os eventos geralmente são ao ar livre, em pistas com paredes inclinadas ou em circuitos de estradas fechadas.

Na modalidade, são usados patins com rodas especiais e freios não são permitidos. As provas da patinação de velocidade variam de 100m a 15.000m, com disputas de sprint, pontos, eliminação e maratona.

*Com informações da assessoria

FOTOS: Divulgação/Faar

Leia mais:

Judô do AM forma time para campeonato Escolar

Jovem de Manaus pede ajuda para disputar campeonato em Belém (PA)

Municípios do AM são aprovado em edital para esportes

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *