Manaus (AM) – 10 pessoas foram presas pela Polícia Civil do Amazonas durante a “Operação Esparta”, deflagrada para investigar um ataque de fuzil a viatura da instituição, ocorrido no dia 6 de janeiro deste ano, que vitimou dois detentos. A motivação do crime, segundo as autoridades, foi disputa entre facções criminosas.
Entre os presos estão nove homens e uma mulher: “Bananinha”; “Belo”; “Cara de Frango”; “Eliandra”; “Eramos”; “Level”; “Lukinhas”; “Patinhas”; “PH” e “Picolé”.
De acordo com o delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), as prisões ocorreram em pontos distintos da capital ao longo das últimas duas semanas e o grupo foi preso em cumprimento a decisão judicial.
No dia do crime, três detentos estavam sendo levados para audiência de custódia quando a viatura em que eles estavam foi interceptada pelos criminosos e fuzilada.
“Os criminosos estavam fortemente armados e utilizaram três veículos para monitorar os três alvos Matheus Danilo Barros Dias, 24 anos, Antônio Marlon Silva dos Santos, de 46 anos e Patrick Reis da Sena, 28. Tudo indica que o ataque tenha sido motivado por acerto de contas entre facções criminosas, devido a suposta participação de dois dos detentos em uma execução de um membro de uma facção rival. No ataque, apenas Patrick sobreviveu e ele continua preso”, destacou a autoridade.
Para a realização do ataque, segundo a polícia, foi necessário um “salve”, uma espécie de aprovação dos conselheiros da facção criminosa que estão fora do Amazonas.
Oito pessoas seguem sendo procuradas por envolvimento na ação, são elas: Adalberto Salomão Guedes da Silva, de 32 anos; o “Professor”, Everton Pereira de Souza, de 29 anos; Jarlison da Silva Martins Amazonas, 27; Johnsson Alves Barbosa, de 34 anos, o “PlayBoy”; Kaio Wellington Cardoso dos Santos, de 29 anos, o “Mano Kaio”; Samuel Alves de Andrade, de 23 anos e mais dois homens conhecidos como “Fedor/Piu-Piu”, 20 e “Zarro”, 30.
Quem puder colaborar com as autoridades com informações sobre o paradeiro dos foragidos, pode entrar em contato por meio do número 181 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.
Mandantes
Conforme a polícia, os mandantes do ataque são Playboy , Mano Kaio e Professor. Os três são considerados criminosos e alta periculosidade e estão foragidos.
O grupo criminoso irá responder por homicídio e organização criminosa. Eles ficarão na Central de Recebimento e Triagem à disposição da Justiça.
Veja o vídeo
Leia mais:
“Galinha”, envolvido em fuzilamento de viatura, é preso em Manaus
‘Corote’ é preso em SC por incendiar viaturas no Amazonas
Vídeo: Policial Rodoviário ensina alunos a improvisar câmara de gás em viatura
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱