×
EMPREENDEDORISMO

Com 19 anos de história, Master Pan é referência na panificação em Manaus

Em homenagem ao Dia do Panificador, comemorado nesta sexta-feira (8), a equipe de reportagem do EM TEMPO traz um pouco da história da criação dessa tradicional panificadora

Foto: Marcos Holanda/Em Tempo

Manaus (AM) – Café regional, inúmeras opções para almoço, pães para encomenda, doces, salgados, bolos, tortas e um grande espaço para comemorações especiais. É oferecendo essa qualidade que a Master Pan soma 19 anos de história em Manaus, sendo referência na área da panificação. Em homenagem ao Dia do Panificador, comemorado em 8 de julho (sexta-feira), a equipe do EM TEMPO esteve em uma das cinco unidades da rede para conhecer de perto essa tradição de quase duas décadas.

A Master Pan, que começou no bairro Alvorada 1, atualmente já pode ser encontrada nos bairros Planalto, Alvorada 2, Bairro da União e Parque das Nações. Com cinco unidades espalhadas por Manaus, a panificadora logo se expandirá para oito. Referência no ramo alimentício, a panificadora Master Pan é fruto do sonho de empreender de Marcílio Freitas. Enquanto trabalhava como funcionário público na área da Segurança Pública do Amazonas, o empresário sentiu a necessidade de dar início ao seu próprio negócio e veio a ideia de montar uma panificadora.

“A princípio, eu era funcionário público do Estado e veio a vontade de ir para essa área do comércio. A minha família sempre foi muito ligada ao comércio e tive a ideia de montar uma padaria. A primeira ato foi criar o nome da empresa e achei interessante o ‘Master Pan’. Iniciei ao lado da Maternidade Alvorada, mas coloquei esse nome por fazer referência a algo grande, sempre tive a ideia de crescer. Ser referência em panificação é sempre o meu desejo. Iniciamos em 2003 e hoje estamos com cinco unidades em Manaus, com o projeto de expandir para oito. Estamos caminhando com muita luta, muitas batalhas e a cada dia, incansavelmente, estamos buscando o melhor para a população manauara”,

declarou Marcílio.

A equipe de reportagem do EM TEMPO esteve na unidade localizada na avenida Desembargador João Machado, no bairro Planalto. O local, além de toda a variedade de alimentos, conta ainda com um amplo salão de festas, que comporta 150 pessoas. Disponível para a realização reuniões e confraternizações, o espaço oferece elevador, estacionamento ao lado e kit festa completo, que abrange a montagem do buffet, som, iluminação e demais serviços necessários para a organização de uma festa.

“Nessa unidade nós temos 2.400 m2, com a loja, com o mezanino – espaço para reuniões e confraternizações, e também temos o salão de festas com espaço para 150 pessoas, com elevador e estacionamento. Oferecemos todos os tipos de serviços, como a montagem do buffet, som, iluminação, garçom… Tudo isso a Master Pan hoje oferece por completo para facilitar para o cliente que deseja realizar o seu evento com tudo o que ele necessita”, explicou o proprietário da Master Pan.

Proprietário da Master Pan, Marcílio Freitas – foto: Marcos Holanda/Em Tempo

Quando estreou na área da panificação, o proprietário da Master Pan, Marcílio Freitas, enfrentou desafios em relação à carência de matéria-prima na capital amazonense e por dificuldades de logística. Além disso, o empresário também atribuiu as dificuldades em decorrência da falta experiência na área.

“Desde 2003, a logística é muito complicada aqui em Manaus. Nós estamos em um Estado bem distante do Sul. São vários empecilhos, às vezes é falta de farinha de trigo na cidade e temos que tentar buscar fora. Além da falta de matéria-prima, outra dificuldade enfrentada foi na questão da experiência. Como eu era da segurança pública e de repente vim para o comércio, tive que buscar conhecimentos por meio de muitos cursos e aprendizados. Com o tempo, fui sanando mais essas dificuldades e comecei a evoluir”,

ressaltou o ex-funcionário público.

Expansão

O empreendimento começou em um espaço bem pequeno, dividido entre a parte da produção e da loja. No decorrer dos anos, a panificadora Master Pan entrou no processo de expansão com o intuito de oferecer a melhor qualidade e conforto para os clientes.

“Comecei com uma padaria no Alvorada 1, com 200 m2, em que ficavam parte da produção dos alimentos e a parte da loja, onde ficavam os clientes. Com muita luta e muito sacrifício, fomos crescendo e sempre tentando buscar o melhor para o cliente. Inclusive, costumo dizer que o meu patrimônio é o cliente. Sempre buscamos o melhor e com a melhor qualidade para colocar para o cliente um bom produto”, destacou Marcílio.

Foto: Marcos Holanda/Em Tempo

De acordo com Marcílio, um dos principais fatores que o fez entrar no universo do empreendedorismo no ramo alimentício foi por perceber a carência de locais com esse perfil na capital amazonense.

“Quando fui para essa área comercial, pensei em outras atividades, mas percebi que Manaus necessitava de um trabalho feito dessa forma: uma panificadora com um espaço maior para atender uma grande quantidade de pessoas. Viajei para São Paulo e me espelhei nos serviços oferecidos por lá. Oferecemos um espaço com uma ótima comodidade e aprimoramos a cada dia o nosso atendimento dentro da Master Pan”, reforçou.

Adaptações no mercado

Para se destacar no mercado, a panificadora precisou de adaptações. No Brasil e, principalmente, no Amazonas, o setor da alimentação e da panificação apresentou grandes mudanças. Hoje em dia, as panificadoras não oferecem apenas o pão ou os frios, elas passaram a oferecer refeições completas, opções variadas de pães e adotaram diversos serviços.

“Apesar do nome ser padaria, a realidade é outra. Esses locais não oferecem só um tipo de serviço, não é só a venda do pão como era antigamente. Hoje, quando entramos em uma padaria, conseguimos almoçar, tomar café, lanchar… É uma infinidade de produtos e serviços que necessitamos e nos sentimos bem. A princípio, pensei em toda essa parte na minha atividade comercial. Com esses novos serviços oferecidos, o público começou a frequentar mais as padarias e hoje ele não vem só comprar o pão”,

comentou, sobre a evolução das padarias.

Foto: Marcos Holanda/Em Tempo

O proprietário ressaltou ainda que trabalhar com panificadora é o que mais ama fazer e falou um pouco sobre o apoio da família que, de início, foi relutante com a decisão de deixar área da Segurança Pública do Amazonas, mas que agora comemora todas as vitórias ao seu lado.

“A família ficou com certo receio por ter deixado a função que eu exercia na área da Segurança Pública. Graças a Deus, quando sonhamos com algo, corremos, buscamos sempre com perseverança, conseguimos realizar da melhor forma possível e hoje posso dizer que me sinto completamente realizado. Foi a melhor escolha que fiz, sem nenhum arrependimento. A cada unidade que eu abro, a minha família se sente realizada juntamente comigo. A principal coisa que devemos pensar quando desejamos algo é escolher fazer o que mais gosta e eu amo fazer isso aqui, eu amo panificadora e isso de ter escolhido uma atividade comercial que eu gosto tem me ajudado bastante”, definiu Marcílio.

Time de qualidade

Ao olhar para trás e ver tudo o que conquistou, Marcílio não poupa palavras ao falar sobre a gratidão e o orgulho que sente quando olha tudo o que passou até chegar no local onde chegou. Empregando mais de 200 colaboradores, o empresário revelou ainda que, apesar de ser uma atividade comercial cansativa, se sente completamente realizado e gratificado com o retorno que vem recebendo dos clientes e, até mesmo, dos colaboradores.

Equipe Master Pan – Foto: Marcos Holanda/Em Tempo

“É uma sensação de missão cumprida. Era o meu desejo e hoje, com cinco unidades em Manaus, eu me sinto bastante realizado. É uma atividade comercial cansativa, mas quando trabalhamos com muita dedicação, seriedade e realizando sonhos, é muito gratificante. Agora posso dizer que me sinto realizado. Sempre costumei dizer que você é do tamanho dos seus sonhos e sempre devemos sonhar grande. Sempre sonhei em me tornar um referencial na cidade. Agradeço muito a equipe que eu tenho, hoje são mais de 200 colaboradores no grupo Master Pan e sou muito grato a essas pessoas que estão vestindo a camisa da empresa, trabalhando a cada dia incansavelmente para que a panificadora continue evoluindo e aumentando, cada vez mais, o seu público”, agradeceu.

A Master Pan funciona de segunda a sábado, das 6h às 21h, e no domingo até as 13h nas unidades da rua 7 – Alvorada I; rua Abílio Alencar- Alvorada II; rua Dom Marco Brito – Bairro da União e na rua Argentina – Parque das Nações. A unidade da avenida Desembargador João Machado, no bairro Planalto, funciona de domingo a domingo, das 6h às 21h.

Confira a reportagem em vídeo:

Leia mais:

Estudantes desenvolvem projeto de empreendedorismo em escola de Manaus

Turismo no Amazonas proporciona benefícios para a saúde mental, apontam especialistas

Comunidade LGBTQIA+ encontra apoio e proteção em ONGs no Amazonas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *