Sete pré-candidatos disputarão oficialmente as eleições para prefeito de Manaus. Os pré-candidatos foram definidos nas convenções partidárias que tinham prazo final até está segunda-feira (5), conforme o calendário eleitoral definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Após a escolha das candidatas e dos candidatos em convenção, a legenda já pode solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral, o que deve ser feito até 15 de agosto.
Os sete pré-candidatos que concorreram são o atual David Almeida (Avante), que busca a reeleição; os deputados federais Amom Mandel (Cidadania) e Alberto Neto (PL); os deputados estaduais Wilker Barreto (Mobiliza) e Roberto Cidade (União Brasil); além de Marcelo Ramos (PT) e o professor Gilberto Damasceno (PSTU).
Após Natália Demes, anunciada como pré-candidata à Prefeitura de Manaus pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSoL), desistir de pleitear o cargo pelo partido, nenhuma mulher irá concorrer ao cargo de prefeita de Manaus, as Eleições Municipais.
O primeiro partido a oficializar seu pré-candidato, no dia 27 de julho, foi o partido Mobiliza, antigo Partido da Mobilização Nacional (PMN), com o deputado estadual Wilker Barreto. Ele terá como vice a professora Renata Seabra.
Na mesma data, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) definiu a candidatura de Gilberto Vasconcelos e da professora Damiana Amorim como vice.
O Cidadania oficializou, no dia 30 de julho, a candidatura de Amom Mandel, que apresentou a aliança “Liberta Manaus” como vice a advogada e ativista Nancy Segadilha. A pré-candidatura forma aliança com o PSDB e o PRTB.
Os dois formam a primeira chapa pura e inclusiva, já que Segadilha é tetraplégica, ativista pela causa das pessoas com deficiência (PCDs) e Amom é autista.
Com apoio do governador Wilson Lima, o deputado estadual Roberto Cidade teve o nome oficializado, no sábado (2), pelo União Brasil. O pré-candidato terá Coronel Menezes (Progressistas) como vice.
Além do União Brasil e do Progressistas, Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido da Renovação Democrática (PRD), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Podemos e Republicanos compõem a coligação de Roberto Cidade, que possui 294 candidatos ao cargo de vereador.
O partido Liberal (PL) oficializou a candidatura de Alberto Neto a candidatura no mesmo dia. Ele terá como vice a empresária Maria do Carmo Seffair em uma aliança com o partido Novo.
Os pré-candidatos lançaram a coligação “Ordem e Progresso”, com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na noite de sábado (3), o atual prefeito David Almeida oficializou sua pré-candidatura e disputará a reeleição com apoio do MDB, PSD, Democracia Cristã e o Agir. O vice será o ex-secretário de Infraestrutura da Prefeitura, Renato Júnior.
Os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) estiveram no palanque da convenção ao lado de David Almeida e Renato Junior.
O último a confirmar candidatura foi Marcelo Ramos (PT), domingo (4). Ele terá como vice o ex-deputado Luiz Castro (PDT). Ramos é candidato da federação PT, PV e PCdoB e terá ainda apoio da Rede Sustentabilidade, Psol e Solidariedade.
Leia mais:
David Almeida é confirmado como candidato à reeleição em convenção do Avante
União Brasil confirma candidatura de Roberto Cidade à Prefeitura de Manaus
Capitão Alberto Neto e Maria do Carmo lançam coligação ‘Ordem e Progresso’
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱