×
Temperaturas

Brasil terá temperaturas de 40ºC com máxima de 45ºC e ‘risco à vida’

Situação aponta um alerta de perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades.

Foto: Jonathan Borba/Unsplash

Segundo a MetSul Meterorologia uma onda de calor excepcional chegará ao Brasil nos próximos dias. As altas temperaturas são esperadas para esta semana e a próxima e indicam valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país com alto potencial de quebras de recordes para o mês de setembro e talvez até absolutos.

A situação aponta um alerta de perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades. Serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo.

A massa de ar quente vai afetar com força e marcas perto ou acima de 40ºC, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

O pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas em particular na região do Pantanal e proximidades.

A região do Centro-Oeste vai estar junto ao centro da grande cúpula de calor que estará concentrada entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Pontos destas áreas podem atingir marcas tão extremas como 43ºC a 45ºC nesta região do centro do domo de calor.

Sensação termina: 49ºC

Comprovando o aumento de temperatura na Amazônia, no último dia 23 de agosto, o Climatempo apontou que Manaus registraria sensação térmica de 49ºC durante a tarde deste dia, com pico às 14h.

A equipe do Em Tempo esteve nas ruas do Centro de Manaus para conversar com a população e durante o trajeto, encontramos a autônoma Francisca Pereira, que há mais de cinco anos vende água, refrigerante e bolo nas ruas da capital.

*Com informações MetSul Meterorologia

Leia mais

Amazonas registra uma redução de 32% nos focos de calor em agosto

Mudanças climáticas nos últimos 60 anos influenciam ondas de calor

Tá quente! Calor extremo atrai moradores e turistas para os flutuantes de Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *