×
Urbanização

Áreas urbanizadas no Brasil crescem 19% entre 2015 e 2019, aponta IBGE

Segundo o IBGE, o Brasil conta com 45.945 km² de áreas urbanizadas

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que as áreas urbanizadas – aglomerados de casas, ruas e edificações – cresceram 19% entre 2015 e 2019. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (22) e, segundo o órgão, mostram “uma expansão continuada” das cidades no país.

Segundo o IBGE, o Brasil conta com 45.945 km² de áreas urbanizadas, somatório maior do que países inteiros, como a Dinamarca. No entanto, elas correspondem a apenas 0,54% do território total brasileiro e caberiam todas no estado do Espírito Santo.

O levantamento divulgado nesta terça tem como base o ano de 2019 e foi construído por meio de imagens de satélite.

Ele mostra que o Brasil continua com uma concentração forte no litoral, seguindo um padrão iniciado ainda na colonização. A costa tem 443 municípios, que representam 27% do território nacional e 8% das áreas urbanizadas. Fora do litoral, as cidades se concentram alinhadas com vias de circulação, como rodovias.

Já as grandes porções de terra sem construções estão na Amazônia e Pantanal, devido aos espaços reservados a unidades de conservação e terras indígenas. Também aparecem em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e na região conhecida como Matopiba, que é formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, mas neste caso por conta de áreas destinadas à produção agrícola.

São Paulo é o estado com maior extensão absoluta de áreas urbanizadas – 8.614,62 km² -, 18% do total das áreas mapeadas pelo IBGE. É uma das 13 unidades da federação que possuem mais de 1.000 km² dessas áreas urbanizadas.

Já as unidades com maior proporção de áreas urbanizadas em relação ao território total são o Distrito Federal, com 10,25%, e o Rio de Janeiro, com 6,46%. O Amazonas, apesar de ter o maior território absoluto, conta com apenas 0,04% de áreas urbanizadas.

No quesito loteamentos vazios – espaços com ruas definidas, mas ainda sem edificações –, o Nordeste lidera, com 826,19 km², à frente do Sudeste, segundo lugar, com 646,18 km².

Em relação às cidades, na lista das maiores extensões absolutas em urbanização estão São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Já proporcionalmente, São Caetano do Sul (SP) aparece em primeiro lugar, com 100% do território ocupado por áreas urbanizadas, seguido por São João de Meriti (RJ), com 99%.

*Com informações da CNN Brasil

Leia Mais:

Faculdade Santa Teresa reúne especialistas para debater profissões e mercado de trabalho

IBGE prevê safra recorde de 288,1 milhões de toneladas em 2023

IBGE abre novo concurso com 8,2 mil vagas para Censo 2022

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *