×
comércio

Empreendedores amazonenses faturam em vendas da Black Friday e Natal em 2023

Levantamento foi realizado entre os dias 26 e 27 de dezembro e abordou 291 empresas do comércio

Manaus (AM) – O comércio varejista de Manaus apresentou resultados positivos nas vendas durante a Black Friday e o Natal 2023. É o que revela a Pesquisa de Sondagem de Vendas realizada pela Fecomércio AM, por meio do Instituto de Pesquisas Empresarias do Amazonas (Ifpeam). O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 27 de dezembro e abordou 291 empresas do comércio nos shoppings da cidade (57%), no centro (34%) e nos bairros (9%).

Durante a Black Friday, 37% dos entrevistados disseram que houve aumento nas vendas este ano. Destas 108 empresas que apresentaram aumento, para 41% o aumento foi de até 10%, seguidos por 43% dos respondentes que afirmaram aumento entre 11% e 35% e 10% confirmaram aumento entre 36% a 49%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Apenas 6% tiveram um aumento de vendas superior a 50%.

Já no Natal, 46% dos entrevistados responderam que houve aumento nas vendas. Destas 135 empresas que registraram aumento nas vendas, o incremento ficou entre 11% e 35% (44% das respostas), até 10% de aumento foi relatado por 40% dos entrevistados. Já para 10% das empresas entrevistadas, o faturamento aumentou entre 36% e 49% e apenas 6% dos empresários relataram aumento na receita superior a 50%. A pesquisa revela, ainda, que o estoque das lojas para este Natal estava maior, em relação ao mesmo período do ano passado, para 48% dos entrevistados. E para 40%, o estoque se manteve igual ao Natal de 2022.

Segundo o levantamento, dentre os principais segmentos que apresentaram resultados positivos, destacam-se os eletrodomésticos, setor de beleza, vestuário, calçados, artigos eletrônicos, cosméticos e perfumaria e supermercados.

Pagamento

O levantamento junto às empresas de pequeno, médio e grande porte mostra que o cartão de crédito foi a forma de pagamento mais utilizada, correspondendo a 57% das respostas, seguido por pagamento à vista (Pix, dinheiro, transferência bancária, etc) com 31%. Para 9% das empresas, o cartão de débito foi a forma de pagamento mais utilizada, seguido por 3% que utilizaram crediário/carnê ou cartão da própria loja.

O valor médio de compras no Natal bateu recorde entre as principais datas comemorativas que movimentaram o comércio no ano passado. No comparativo estão: Natal, com valor médio por cliente de R$ 396,44; Black Friday, com R$ 359,42; Dia das Mães, com R$ 209,05; Dia das Crianças, com R$ 173,91; Dia dos Pais, com R$ 154,60; e Dia dos Namorados, com R$ 146,71.

Vale destacar que na Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor, aplicada pelo Ifpeam dois meses antes da Black Friday, os consumidores foram indagados sobre a pretensão de gastos. Do total de 950 entrevistados, a maioria expressiva, correspondente a 58%, manifestou a intenção de desembolsar entre R$ 151,00 e R$ 400,00 com presentes. Este dado mostrou-se preciso, conforme revela o resultado da Pesquisa de Sondagem de Vendas realizada após a data comemorativa.

Pesquisa disponível

O levantamento completo com outras informações como contratação de mão de obra para o final do ano, atrativos utilizados para as vendas, e opinião dos empresários sobre a atual situação econômica no Amazonas, pode ser conferido na íntegra e de forma gratuita, acessando: www.fecomercio-am.org.br.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Grupo Queiroz e Lar Batista Janell Doyle se unem em campanha de doação de mochilas em Manaus

Turismo de base comunitária gera mais de R$ 2 milhões em faturamento no baixo Rio Negro

AM discute com Petrobras medidas para não seja afetado pelo aumento nacional do Gás Natural

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *