×
Exoneração

Secretário é exonerado após PMs serem detidos por suspeita de pirataria no AM

A exoneração aconteceu dias após Moura assinar ordem de envio de policiais para o município de Japurá, que acabou com a detenção deles em Maraã por suspeita de pirataria

Manaus (AM) – O Secretário Executivo Adjunto de Operações Integradas do Amazonas,, Douglas Araújo Mota, foi exonerado do cargo. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na última terça-feira (13).

A exoneração aconteceu dias após Moura assinar ordem de envio de policiais para o município de Japurá, que acabou com a detenção deles em Maraã por suspeita de pirataria.

Foi necessário reforço policial em Japurá devido a uma confusão generalizada ocorrida no dia 6 deste mês. Populares cercaram três homens em uma embarcação no porto da cidade.

Um deles, apontado pelos moradores como pirata de rio, foi morto a tiros e teve o corpo incendiado. Com isso, o então secretário Douglas Araújo Mota assinou a ordem de envio dos policiais, no dia 7 de julho, mas dois dias depois cinco militares e um civil foram detidos em Maraã por suspeita de pirataria.

O advogado dos policiais, Lucas Azevedo, informou à imprensa que a equipe só parou em Maraã porque a lancha da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) começou a apresentar pane no motor.

Eles teriam decidido parar no município para encontrar alguém que realizasse o reparo do problema, já que não encontraram, deixaram a lancha no porto e decidiram pernoitar no município.

Já no hotel, os PMs foram chamados pelo comandante da Polícia Militar de Maraã que informou que eles precisariam ir até o Batalhão da Polícia Militar de Tefé, devido a suspeita de pirataria.

A Secretaria de Segurança instaurou inquéritos para apurar o caso. “A Corregedoria-Geral da SSP abriu uma sindicância administrativa para apurar a conduta dos policiais envolvidos no caso que foram afastados de suas funções”, informou.

Quanto a exoneração de Douglas Araújo Moura, a reportagem solicitou nota da SSP-AM se o fato tem relação com a assinatura da ordem de missão aos policiais suspeitos e aguarda resposta. Quem assume a vaga é Heber Ribeiro dos Santos.

Leia mais:

Acidentes de trânsito deixam policiais, motociclistas e pedestre feridos em Manaus

‘Velho conhecido da polícia’ é preso com arma de fogo durante abordagem em Manaus

Polícia investiga se bolsonarista soube de festa temática do PT ao visitar clube antes do crime

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *