×
Ressocialização

Cinco unidades socioeducativas do AM têm curso de música para incentivo de ressocialização

Ao todo, a pasta adquiriu cinco afoxés, dez cavaquinhos, dez pandeiros, dez tamborins, seis tantans, vinte violões, dez teclados musicais, além de quadros brancos, capas e suportes para os instrumentos

Manaus (AM) – A música como instrumento de ressocialização. É dessa forma que os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa das cinco unidades coordenadas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) poderão recomeçar suas trajetórias no Amazonas.

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (19), no Centro Socioeducativo Assistente Social Dagmar Feitoza, a Sejusc anunciou a criação de um curso de música nas unidades, com a entrega de instrumentos musicais para realização das aulas.

A iniciativa será realizada pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca) e conta com a parceria da empresa RR Artes e Produções, que disponibilizou quatro professores de música para ministrar as aulas.

De acordo com o secretário Emerson Lima, titular da Sejusc, a medida reforça os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no que diz respeito ao acesso às fontes de cultura.

“Esses instrumentos serão utilizados em aulas ministradas por profissionais da música. Isso é de fundamental importância na ressignificação e ressocialização desses adolescentes, uma vez que a música serve como terapia, causando impacto positivo na vida desses adolescentes. Isso tem sido uma pauta importante na Sejusc”,

disse.

O secretário executivo de Direitos da Criança e do Adolescente da Sejusc, Giovanni Miranda, destacou que o curso de música é mais uma iniciativa dos Centros Socioeducativos, que visam a reintegração dos adolescentes na sociedade: “É um dia histórico para nós. Tenho certeza que a chegada desses instrumentos fará toda a diferença na vida desses adolescentes”, afirmou.

Ao todo, a pasta adquiriu cinco afoxés, dez cavaquinhos, dez pandeiros, dez tamborins, seis tantans, vinte violões, dez teclados musicais, além de quadros brancos, capas e suportes para os instrumentos.

Parceria

À frente da RR Artes e Produções, o empresário Raimundo Rodrigues comemora a parceria com a secretaria, reforçando a importância do projeto.

“Temos quatro professores que irão trabalhar com todos esses instrumentos, cada professor em sua área. É um projeto que já foi feito nos presídios e, agora, estamos implantando no sistema socioeducativo. É através da música que podemos transformar muita gente”, destacou.

Centros Socioeducativos

Atualmente, a Sejusc coordena cinco unidades socioeducativas: os Centros Socioeducativos Senador Raimundo Parente e Dagmar Feitoza; Semiliberdade Masculino; Centro de Internação Feminina; e Unidade de Internação Provisória Masculina e Feminina.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Sejusc realiza ação para combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Sejusc promove cadastro no Crédito Solidário para mulheres

Sejusc entrega mais de 500 vias de RG’s em Atalaia do Norte (AM)

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *