×
Operação Jurupari

Militares recebiam propina de empresas que atuavam em garimpo ilegal no AM

Militar do exército repassava informações de operações policiais para organização criminosa

Houve coletiva de imprensa pela parte da manhã. Foto: Divulgação

A Polícia Federal identificou durante a Operação “Jurupari” que militares recebiam propina de empresa de exportação de ouro para beneficiar garimpo ilegal em Japurá, no Amazonas.

Em coletiva realizava na sede da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (27), foi divulgado um balanço das ações, que tiveram o objetivo de combater crimes de usurpação de bem público da União, crime ambiental de extração de bem mineral sem autorização do órgão responsável, fazer operar instituição financeira sem autorização, crime ambiental de utilização de substância perigosa ou nociva à saúde ou ao meio ambiente (mercúrio/cianeto), organização criminosa e lavagem de capitais.

De acordo com o Delegado Federal Domingos Sávio Pinzon, um militar do exército era responsável por repassar informações de operações policiais para uma organização criminosa.

‘Esse tipo de conduta coloca em risco tanto militares que fazem operação no Amazonas e também outros órgãos que combatem crimes ambientais’, disse a autoridade.

O delegado pontuou que o esquema era feito em diferentes estados do país, com o apoio de militares das forças armadas.

‘Foram cumpridos mandados em Manaus, em Rondônia e no Paraná, onde reside o militar suspeito. Teve participação da Justiça Federal, com expedição de mandado de busca na residência do militar, e também teve mandado de busca e prisão expedido pela Justiça do Amazonas’, disse Pinzon.

O delegado da Polícia Federal (PF) Adriano Sombra contou que a esposa desse militar era a responsável por receber valores mensais do esquema ilegal, mas que as investigações ainda continuam. A companheira de um dos alvos da PF está foragida. Até o momento, um militar foi confirmado no envolvimento e os demais estão em sigilo para a continuidade da investigação.

Leia mais

PF realiza operação contra garimpo ilegal, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Jogador de futebol e diretora financeira do HPS 28 de Agosto são alvos de operação do MPAM

Empresários são alvos de operação da PF que investiga sonegação fiscal em contratos de limpeza pública em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *