×
Folclore brasileiro

Espetáculo inclusivo chega ao palco do Teatro Amazonas  

Em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, o espetáculo reúne 78 pessoas e é gratuito

Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Teatro Amazonas, conhecido por receber grandes espetáculos cênicos, apresenta, no dia 24 de setembro, às 19h, o musical  “Pindorama: Uma viagem inclusiva na diversidade do folclore brasileiro”, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A programação é gratuita e livre para todos os públicos.

Marcado pela representatividade, “Pindorama” conta com o envolvimento de 78 pessoas, incluindo 25 pessoas com deficiência. Com apoio da Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o espetáculo é realizado pelo Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, em conjunto com a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam). 

De acordo com o maestro Davi Nunes, diretor do Liceu, o espetáculo é uma viagem musical pela diversidade folclórica do Brasil. Todos que assistirem, poderão perceber que houve um cuidado e uma preocupação com a inclusão. As pessoas com deficiência (PcDs), podem mostrar nele os seus talentos e habilidades artísticas, segundo o maestro.

“Nesta proposta nós trabalhamos as regiões brasileiras de forma bem simples. Porém, bem interessante, chamando atenção do público para que eles conheçam cada região com suas características. É um espetáculo envolvente, que traz novidades a cada ano”,

conta o maestro.

Alusiva ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, a apresentação busca dar destaque ao tema e conta com a parceria de instituições como a Associação de Pais e Amigos do Down, da Escola Estadual Augusto Carneiro e do Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Além disso, nesta edição, o musical terá a participação de artistas convidados, como o cantor David Assayag, conhecido por ser a voz da Amazônia.

Para o cantor, fazer parte do musical é muito representativo. “É uma satisfação muito grande participar desse evento voltado à inclusão. Às vezes a gente se sente muito excluído desses movimentos, e esse projeto é maravilhoso justamente por dar visibilidade aos deficientes”, ressalta David, que é deficiente visual.

Oportunidade para todos

Com o objetivo de incentivar os sonhos de futuros artistas PcDs, além daqueles já envolvidos na área cultural, a assessora de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Sheila Campos, destaca a representatividade desses artistas no projeto. 

“Convidamos grupos e pessoas com deficiência ligados a interpretação, música e dança, além dos que têm interesse em se inserir na área. Estamos abertos para novos artistas que estejam interessados em participar das próximas edições do espetáculo”, 

afirma a assessora.

O jovem dançarino Thiago Oliveira, que possui deficiência nas pernas, teve a oportunidade de participar do espetáculo, na última edição, e realizar o sonho de dançar no palco do Teatro Amazonas. Aos 19 anos, Thiago é aluno do curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas e se apresentará novamente este ano.

“Desde pequeno eu tive esse sonho de entrar na faculdade de Dança. E após o convite para participar do projeto também realizei o sonho de dançar em um grande espetáculo e no Teatro Amazonas, foi uma experiência muito linda e esse ano o público vai ver um Thiago ainda mais alegre”, declara o dançarino.

Leia mais:

“MPB em Movimento” promove show de Marcelo Jeneci, no Teatro Manauara

Valer participará da 38.ª Feira de Livros do Sesc, em Manaus

Manaus Filme Fantástico 2023 abre inscrições para produções cinematográficas até o dia 13 de outubro

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *