×
INvestigação

Plano de trabalho da CPI da Braskem deve ser apresentado na próxima semana, afirma Omar Aziz

A estimativa é que pelo menos 50 mil pessoas tenham sido afetadas diretamente em Maceió

Manaus (AM) — O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, Omar Aziz (PSD-AM), reiterou nesta quinta-feira (22) que vai investigar a fundo a responsabilidade do colapso que atingiu cerca de 20% de Maceió-AL devido à extração de sal-gema. Com a participação de parlamentares do Alagoas na comissão, Omar disse esperar trazer uma resposta satisfatória para as mais de 50 mil pessoas afetadas na cidade.

“Não é em 2018 que começa o problema na exploração de sal-gema. Há indícios de impacto ambiental também em lagos da região. Maceió é uma cidade linda, turística, mas infelizmente 20% da cidade está comprometida com esses tremores”,

recordou o senador.

A primeira reunião de onde saíram os encaminhamentos dos próximos passos da CPI, realizada na última quarta-feira (21), também foi marcada pela escolha do relator, o senador Rogério Carvalho (PT-SE). Sobre a composição da CPI, Omar ressaltou que buscou uma neutralidade na indicação para a relatoria, mas isso não significa que parlamentares do Estado de Alagoas não poderão contribuir para os trabalhos da CPI.

“Temos membros da CPI que são de Alagoas, então o Estado está muito bem representado na comissão. Eles são membros, não estão sendo retirados da CPI da Braskem e vão ter voz garantida. Você não precisa ser do Estado necessariamente para investigar. E tenha certeza que vamos investigar a fundo”,

completou Omar.

A cidade de Maceió enfrenta um problema de afundamento devido à atividade de extração de sal-gema. Em 2010, estudos mostraram que áreas da cidade estavam afundando a uma taxa de até 6 centímetros, por ano, devido à retirada do mineral, realizada pela petroquímica Braskem. Especialistas apontam que o afundamento foi causado pela retração do solo devido à operação, que comprometeu infraestruturas urbanas e colocou em risco a população local.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Omar Aziz questiona posição do Senado sobre morte de palestinos

CPI da Braskem inicia trabalhos nesta semana sob comando de Omar Aziz

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *