×
PIM

Suframa: Diplomatas em formação ampliam conhecimentos sobre a Amazônia

Turma cumpre uma agenda intensiva de aprendizado em instituições do Amazonas e Pará, com o objetivo de proporcionar uma imersão nos desafios e potenciais da região

Manaus (AM) — Os estudantes da Turma 2024 do Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco (IRBr) cumpriram, nessa semana, programação de visitas às instalações do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) e da fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus. A agenda de compromissos fez parte do programa Zona Franca de Portas Abertas, idealizado pela Suframa para oferecer visitas guiadas a fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e institutos integrantes do ecossistema de inovação da Amazônia.

Composta por 53 alunos brasileiros e oito estrangeiros provenientes do Equador, Peru, Moçambique, Angola, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, a turma cumpre uma agenda intensiva de aprendizado no período de 1° a 8 de maio, em instituições do Amazonas e Pará, com o objetivo de proporcionar aos futuros representantes diplomáticos uma imersão nos desafios e potenciais da região Amazônica.

Os 61 diplomatas em formação tiveram, na quinta-feira (2),  a oportunidade de conhecer de perto as atividades desenvolvidas no CBA e a sede da Moto Honda da Amazônia, que emprega 8,6 mil funcionários diretos e é a fábrica da multinacional mais verticalizada do mundo. 

No CBA, receberam uma palestra sobre o histórico e os principais objetivos do instituto, bem como explorar os laboratórios onde são desenvolvidas pesquisas de biotecnologia a partir de matérias-primas oriundas da biodiversidade amazônica.

Após a apresentação liderada pelo diretor de Operações do CBA, Caio Perecin, os estudantes fizeram perguntas sobre cooperação internacional, utilização e compartilhamento de royalties dos saberes ancestrais dos povos originários, plano de divulgação da pesquisa na Amazônia, biopirataria e patenteamento das pesquisas. “Sobre o patenteamento das pesquisas, é um dos cuidados prioritários que temos e até pretendemos promover um curso para os pesquisadores da região sobre o processo de patentes”, respondeu Perecin.

No auditório do CBA, os alunos também receberam palestra ministrada pelo coordenador-geral de Comércio Exterior Assuntos Internacionais da Suframa, Arthur Lisboa, que contextualizou o histórico da Zona Franca de Manaus (ZFM). “Os dados comprovatórios sobre a relação entre a existência da ZFM e a preservação ambiental da Amazônia foram cruciais para que as queixas referentes à ZFM fossem retiradas do processo”, destacou.

A chefe do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores na região Norte, ministra Maria Deize Camilo Jorge, explicou que a visita a locais como o CBA e a Moto Honda, bem como a palestra sobre a ZFM, representa uma oportunidade ímpar para os jovens diplomatas de compreender a complexidade da região Amazônica e seu potencial para o desenvolvimento tecnológico e econômico.

“Ao conhecerem in loco esse modelo de desenvolvimento regional, o seu potencial tecnológico e suas oportunidades de negócios, os novos diplomatas poderão vir a ser importantes aliados em futuras negociações que envolvam os interesses da ZFM”,

frisou a ministra.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Ministério da Fazenda aprova operação de crédito do Prosai Parintins

Amazonas registra abertura de 3,2 mil novas vagas com carteira assinada em março

OCDE eleva previsão de crescimento do PIB brasileiro

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *