×
Preconceito

Políticos do AM saem em defesa da região Norte após fala de Romeu Zema

Zema defendeu a criação de um consórcio entre os estados do sul e sudeste para defender de “percas econômicas”, para os estados do Norte e Nordeste

Manaus (AM) — Fala do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que defende “protagonismo” do Sul e do Sudeste, conseguiu unir políticos de todos os campos do Amazonas em defesa da Zona Franca de Manaus. Zema defendeu a criação de um consórcio entre os estados do Sul e Sudeste para defender “vaquinhas que produzem muito”, dos estados do Norte e Nordeste, que segundo ele possuem menor importância econômica.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) classificou a fala como “ruim” e declarou que “a pobreza se concentra no Norte e no Nordeste”.

“Uma declaração dessa é muito ruim porque a pobreza se concentra no Norte e no Nordeste. Sul e Sudeste não querem abrir mão do que eles têm em termos de competitividade, mas é necessário um equilíbrio. É muito perigoso estabelecer um cabo de guerra entre as regiões e colocar uma população contra a outra“

, disse o governador Wilson em entrevista ao Estadão publicada no domingo (6).

Em suas redes sociais, o deputado Amom Mandel (Cidadania), demonstrou sua indignação. “É óbvio que as políticas públicas beneficiam mais as regiões mais pobres. O objetivo delas é justamente combates a pobreza e a desigualdade. Como elegeram um cara como esse?”, comenta o deputado e finaliza “Preconceito fantasiado de argumento técnico”.

Foto: Reprodução

O deputado federal Saullo Vianna (União) também criticou o governador de Minas Gerais e classificou suas declarações como mais oportunistas do que movidas por convicção genuína e ainda expressou preocupações sobre as possíveis consequências de uma retórica divisiva como essa.

Vianna sugeriu que a postura do governador pode estar ligada a aspirações de se tornar o herdeiro do movimento bolsonarista, especialmente diante da possível inelegibilidade do ex-presidente Bolsonaro para as eleições de 2026. “Eu vejo a fala do governador Romeu Zema muito mais como oportunista do que por convicção do que estava falando”, afirmou o deputado federal.

O parlamentar observou que o objetivo aparente de Zema em conquistar o voto bolsonarista e ampliar sua influência nas regiões sul e sudeste do Brasil parecia obscurecer a unidade de que o país tanto precisa. Ele também criticou a defesa de Zema por uma divisão regional, em particular a alegação de que o Norte e o Nordeste são beneficiados em detrimento do Sul e Sudeste.

Pelas redes sociais, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil) classificou o comportamento do governador de Minas Gerais como lamentável e que o país precisa de mais união para conquistar o desenvolvimento. “Precisamos fortalecer um Brasil democrático e com oportunidade para todos, independente da região onde vivem”.

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), classificou em suas redes sociais, como um “show de desinformação”. O parlamentar afirmou, nesta segunda-feira (7), que a postura do governador é uma “aparente incansável perseguição contra os estados do Norte e Nordeste”.

“Desta vez ele (Zema) sugere a criação de uma ‘frente parlamentar’ para combater, no seu incipiente entendimento, perdas econômicas para nós aqui do Norte e Nordeste. Sua entrevista ao jornal Estado de São Paulo foi um show de desinformação sobre a história do Brasil e sobre a realidade econômica de um povo que historicamente foi desfavorecido”

, afirmou Caio André.

Também pelas redes sociais, o presidente da CMM reforçou a importância da Zona Franca de Manaus para garantir não apenas o desenvolvimento econômico da região, mas de todo o Brasil.

“Nossa Zona Franca não é um bem apenas para Manaus e para o Amazonas, mas sim para a nação brasileira, pois segue como ferramenta que ajuda a manter a floresta amazônica, principal riqueza natural dos brasileiros, em pé, alinhada ao desenvolvimento sustentável e tecnológico do PIM. Talvez falte informação ao governador mineiro, ou é aversão, tomara que não”

, enfatizou Caio André.

Leia mais:

“Perigoso estabelecer cabo de guerra entre regiões”, diz Wilson Lima sobre Romeu Zema

Caio André defende Zona Franca e faz duras críticas contra governador de Minas Gerais

Governo entrega unidade de apoio emergencial revitalizada e destina R$ 2,4 milhões para proteção à mulher

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *