×
Oportunidade

Mundo Encantado do Natal vai gerar mais de 4 mil empregos no AM

A programação do "Mundo Encantado do Natal" vai gerar, ao longo de mais de 40 dias, 4 mil empregos diretos e indiretos em Manaus

Manaus (AM)- A programação do “Mundo Encantado do Natal” vai gerar, ao longo de mais de 40 dias, 4 mil empregos diretos e indiretos em Manaus e no interior do Amazonas. Inaugurada pelo governador Wilson Lima no sábado (26), com o acionamento da maior árvore de Natal já montada no Largo de São Sebastião, a agenda temática gera oportunidade de trabalho para artistas, comerciantes, artesãos e profissionais de diversas áreas.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, oportunizar renda na capital e em outros 20 municípios e seis comunidades que, neste ano, recebem a programação de Natal, está entre as prioridades.

“A orientação do governador Wilson Lima é essa, é a gente gerar trabalho, emprego, renda. Certamente faremos a alegria de muitas pessoas que estão tendo a oportunidade de ter a sua renda neste período do ano”, destacou Muniz.

Diante do Largo de São Sebastião lotado, Wilson Lima, a primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, e a filha caçula, Maria Antonella, deram início à programação que deve atrair mais de 1,2 milhão de pessoas. Oportunidade para comerciantes como Raimundo Nunes, 71, que, há 32 anos, vende pipoca no Centro de Manaus e aposta na programação temática para ampliar os lucros.

“As nossas contas e o que a gente deve, neste período a gente paga tudo. Esses eventos atraem muito público para nós, a gente vende muito. O nosso Natal com a nossa família vai ser bem recheado”, celebrou Raimundo.

Além de beneficiar os vendedores ambulantes, o Governo do Amazonas também organizou a Feira de Povos Criativos – Edição Natal. Montada na rua José Clemente, na lateral do Teatro Amazonas, a feira conta com 16 barracas, alcançando mais de 90 expositores, que irão trabalhar em forma de rodízio semanal.

Artesanato tradicional e amazônico, gastronomia, decoração, artes visuais, moda e outros segmentos, estão entre os atrativos da feira.

“A gente está muito agradecida, porque nesse espaço podemos colocar as nossas peças, gera renda para a gente. Queremos agradecer ao Governo por ter trazido os artesãos para cá, para a gente poder divulgar e estar aqui trabalhando”, afirmou Regina Negreiros, 51, artesã que levou acessórios e biojoias para a feira.

“É muito importante, porque traz renda para a nossa empresa e também gera outros empregos para outras pessoas. Aqui são cinco pessoas que trabalham e eu espero que a renda seja ótima”, acrescentou a comerciante Conceição Ferreira, 32, que está vendendo produtos como salgados, pamonha, bolo e pudim.

A Feira de Povos Criativos – Edição Natal funciona de terça-feira a domingo, das 17h às 21h.

Mundo Encantado do Natal

A programação natalina no Largo de São Sebastião segue até o dia 6 de janeiro de 2023. O evento tem a coordenação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Entre as novidades neste ano está o “Passaporte Natalino”, item que conta com foto 3×4 da criança, para ser carimbado conforme visitação nos espaços temáticos.

Um desses espaços é a inédita Casa do Biscoito, voltada para crianças de 1 a 5 anos de idade e reservado para atividades lúdicas e oficinas criativas. O agendamento para visitação é on-line pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 17h às 21h. As visitas, em cinco sessões, têm duração de 50 minutos, para grupos de até 30 crianças. O local foi montado na Casa das Artes, lateral do Teatro Amazonas.

Natal solidário

Como parte da programação, o Governo do Amazonas realiza ainda a campanha para arrecadação de brinquedos, que serão distribuídos a aproximadamente 330 mil crianças de Manaus e do interior do estado. As doações podem ser feitas até o dia 5 de dezembro, em 18 pontos espalhados na capital, sendo quatro na modalidade drive-thru.

Os brinquedos serão doados a crianças de 0 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social.

Confira os pontos de arrecadação:

• Centro de Convivência do Idoso de Aparecida – Rua Wilkens de Matos, s/nº, Nossa Senhora Aparecida
• Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou – Avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio
• Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola – Rua Tupinambá, 119, Cidade Nova
• Centro de Convivência da Família Maria Miranda Leão – Rua Loris Cordovil, nº 1, Alvorada
• Centro de Convivência da Família 31 de Março – Rua 21, 453, Japiim
• Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo – Rua da Penetração III, quadra 60, s/nº, Mutirão
• Centro de Convivência André Araújo – Rua 5, 220-260, Raiz
• Centro Cultural Palácio Rio Negro – Avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro
• Centro Cultural Palácio da Justiça – Avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro
• Centro Cultural dos Povos da Amazônia – Avenida Silves, 2.222, Crespo
• Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião, Centro
• Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/n, Centro
• Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo – Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Flores
• Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro

Modalidade drive-thru:

• Estádio Carlos Zamith – Avenida Cosme Ferreira, Coroado
• Estádio Oswaldo Frota – Rua Ibirapitinga, 48, Cidade Nova
• Estádio da Colina – Avenida Presidente Dutra, 183, São Raimundo
• Vila Olímpica – Avenida Pedro Teixeira, 1.271-1.359, Dom Pedro

FOTOS: Arthur Castro/Secom

*com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Festival Amazonas de turismo encerra em Manaus

Temporada de cruzeiros inicia neste domingo em Manaus

Período volta Às aulas abre vagas de emprego em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *