×
PL

PL cria programa de prevenção contra práticas de agressividade nas escolas

A proposta prevê a criação de um comitê que promova estudos sobre a realidade das escolas

Manaus (AM) – O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (PL), apresentou à Casa um Projeto de Lei nº 516/2023, que cria o Programa Estadual Multidisciplinar de Prevenção e Enfrentamento contra atos e práticas de agressividade no âmbito das escolas de nível fundamental e médio, públicas e privadas, do Amazonas.

Segundo o PL, ações multidisciplinares de enfrentamento à agressividade são aquelas que, em caráter didático-pedagógico, visam identificar, interpretar, fundamentar e criar protocolos voltados à segurança física e psicológica dos professores, estudantes e demais servidores da educação. As escolas deverão apresentar um plano que estabelece medidas, protocolos e ações socioeducativas, como palestras, rodas de conversa e exposições artísticas.

Para o parlamentar é importante que além dos protocolos e medidas de prevenção as propostas socioeducativas sejam realizadas proativamente. “Se nos limitarmos a propostas e ações que apenas arranham a superfície do problema, falharemos com nosso dever de proteger o presente e o futuro dessas crianças, adolescentes e jovens. É necessário ir além, abordando as questões estruturais e sistêmicas que afetam sua segurança e bem-estar”, explicou.

A proposta prevê também a criação de um comitê que promova estudos sobre a realidade das escolas e das crianças inseridas nelas, assim como o papel da internet no agravamento de práticas terroristas de violência contra as escolas. “O objetivo é propor ações eficazes que possam lidar com esses desafios de forma abrangente e integral. Para isso conta com aprovação dessa proposta para garantirmos a segurança da nossa comunidade escolar”, finalizou Cabo Maciel.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

PL amplia isenção do IR sobre a aposentadoria a portadores de diabetes e outras doenças

TRE-SP rejeita contas de 46 eleitos, incluindo Tarcísio e ministras de Lula

CMM recorrerá contra decisão a favor dos ‘medidores aéreos’

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *