×
Destaque nacional

Paratleta amazonense supera barreiras e mostra importância da inclusão no esporte

No ano de 2022, Camilli Vitória conquistou o título de Campeã Brasileira de Paratletismo

Manaus (AM) – O mês de setembro tem como uma de suas bandeiras a inclusão e a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência. No Amazonas, Camilli Vitória da Silva é uma das pessoas com deficiências que tem superado desafios e conquistado vitórias significativas no cenário esportivo nacional.

“A Camilli é um exemplo de como o esporte pode ser uma ferramenta poderosa para promover a inclusão e empoderar pessoas com deficiência” destacou Jorge Oliveira, secretário da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Camilli Vitória da Silva, portadora de deficiência visual, que começou a jornada no paratletismo aos 16 anos, sonha em conquistar um mundial.

“O atletismo é muito importante para mim. Através do esporte fiz novas amizades, melhorei meu convívio social e descobri o que é verdadeiramente a inclusão”,

disse ela.

Atualmente com 20 anos, a paratleta amazonense que treina na Vila Olímpica de Manaus tem sido destaque representando bem o Amazonas. No ano de 2022, Camilli Vitória conquistou o título de Campeã Brasileira de Paratletismo. E em maio deste ano, alcançou o primeiro lugar nas provas de 1500 e 400 metros no Meeting Basa de Paratletismo, realizado pela primeira vez em Manaus.

Camilli Vitória da Silva começou a jornada no paratletismo aos 16 anos Foto: Divulgação

Aricélio Ramos, atleta-guia de Camilli, há dois anos, fala sobre a evolução da paratleta e da importância do esporte.

“Camilli era muito tímida, agora é supercomunicativa. O esporte ajuda na inclusão das pessoas com deficiência e no desenvolvimento pessoal, faz com que o indivíduo acredite em si. Além de desenvolver a autonomia e confiança”,

afirma.

A mãe de Camilli, Dalzileia Souza, fala com orgulho sobre a jornada da filha no esporte. “Eu tinha uma certa preocupação, mas Camilli sempre foi incentivada a aprender, ela é muito dedicada, uma menina muito alegre e determinada. Tenho muito orgulho dela, e o sentimento de preocupação que eu tinha antes não tenho mais”, declarou.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Manaus concorre ao título de Cidade Sul-Americana do Esporte 2024

“6 Weeks Challenge”: Academia lança desafio de emagrecimento com doação de alimentos em Manaus

Atleta indígena ‘Jajá do Wake’ é ouro no campeonato mundial de Wakeboard

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *