×
Campeonato

Conheça dos vencedores da 2ª edição do Campeonato de Canoagem Indígena

O campeonato teve o objetivo de incentivar os participantes do projeto piloto “Canoagem Amazonas Sustentável"

Manaus (AM)- A Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e com a Embaixada da Irlanda, realizou o 2º Campeonato Regional de Canoagem Indígena.

A competição aconteceu na comunidade indígena Três Unidos, localizada a 60 km de Manaus. Com atletas entre 10 e 23 anos, a disputa foi realizada no rio Cuieiras, situado na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, Unidade de Conservação (UC) atendida pela FAS.

Na prova feminina de 500 metros, a vencedora foi Thaís Araújo, de 15 anos, da etnia Kambeba, e que garantiu o tempo de dois minutos e 31 segundos. Já nos 200 metros, o ganhador foi Cristiano Cruz, 12 anos, da etnia Kambeba, que fez o percurso em apenas 56 segundos.

O jovem Kambeba, Tailo Araújo, 17 anos, fez o tempo de um minuto e 56 segundos se consagrando campeão nos 500 metros juvenil. Ele também ficou na primeira colocação, na categoria 200 metros K1, masculina, fazendo apenas 38 segundos. 

Nos 200 metros, o ganhador foi Antônio Araújo, Kambeba de apenas 14 anos, fazendo o tempo de 46 segundos. A jovem Thaís Araújo também foi campeã, na prova de 200 metros K1, fazendo em 48 segundos. Na prova juvenil masculina, dessa mesma categoria, quem venceu foi Mateus Diniz, com 43 segundos.  

O campeonato teve o objetivo de incentivar os participantes do projeto piloto “Canoagem Amazonas Sustentável”, além de fomentar a modalidade esportiva entre indígenas e ribeirinhos, proporcionando a integração da canoagem tradicional com a canoagem olímpica. 

Canoagem Indígena

Implementado desde 2019, o projeto Canoagem Indígena, idealizado pela FAS em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), tem o objetivo de valorizar os jovens por meio do esporte.

A iniciativa já beneficiou aproximadamente 60 atletas indígenas e ribeirinhos das comunidades Três Unidos, Nova Kanã e São Sebastião, localizadas Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, administrada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema).

*Com informações da assessoria

Fotos: Samara Souza

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Capitólio (MG) sedia campeonato de canoagem

“Canoa Flutuante” usa rede em espetáculo circense

Comunidades recebem pontes para enfrentamento de cheia

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *