×
Investimentos

Atendimentos por telemedicina aumentam 24% com ampliação da internet no interior do AM

A rede foi instalada em abril de 2021, e neste ano, até o mês de outubro, já foi registrado um aumento de 24% na quantidade de atendimentos a distância

Foto: divulgação/Secom

Manaus (AM) – A internet do projeto Amazônia Conectada, coordenado pela empresa Processamento de Dados do Amazonas S.A. (Prodam), tem contribuído para o aumento de atendimentos de telemedicina em hospitais do interior do estado.

A rede foi instalada em abril de 2021, e neste ano, até o mês de outubro, já foi registrado um aumento de 24% na quantidade de atendimentos a distância. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Em 2021, nos 11 municípios atendidos pela Prodam, 916 atendimentos de telemedicina foram realizados; em 2022, o número aumentou para 1.141. As cidades de Anori (404), Tefé (348) e Barcelos (274) se destacam com os maiores números, neste ano, concentrando 89% das ações.

O projeto é uma parceria entre Governo Federal e Governo do Estado, e tem como objetivo promover a melhoria dos serviços públicos no interior do Amazonas, como explica o diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes.

“A Prodam tem a obrigatoriedade de colocar as fibras entregues nesses municípios. Então, essa é a nossa obrigação enquanto gestora desse cabo de fibra óptica, tanto para a calha do Rio Negro quanto para a calha do Solimões”, afirma o diretor da empresa.

Iniciado pelo Exército Brasileiro, por meio do Ministério das Comunicações, o Amazônia Conectada atende 11 municípios no Amazonas. São eles Anori, Barcelos, Caapiranga, Coari, Codajás, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Tefé. Os municípios são conectados por meio da capital, e o cabeamento percorre longas distâncias por meio dos rios, como explica o diretor-presidente da Prodam.

“Existe uma balsa que leva essa fibra, que é produzida em Amsterdã, específica para esse tipo de serviço. Então ela é lançada na água. Nós temos 1.900 quilômetros de fibra esticados daqui até São Gabriel da Cachoeira e daqui até Tefé. Existe um planejamento para fazer a continuidade dele até Tabatinga, então a gente chega até a fronteira”, detalhou Lincoln Nunes.

Teleconsultas

O projeto de Telemedicina da SES permite que os pacientes tenham consultas especializadas com profissionais do Hospital Albert Einstein de São Paulo. Além dos 11 municípios conectados pelo projeto da Prodam e do Exército, a Telemedicina chega a outras 22 cidades do interior do Amazonas.

Ao todo, o estado conta com sete especialidades: endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Lideranças indígenas participam de workshop de medicina indígena em Manaus

CFM  abrirá consulta pública sobre uso da cannabis medicinal

Nobel de Medicina vai para especialista em evolução humana

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *