×
SOPÃO DO BEM

Grupo de voluntários distribui sopa para pessoas em situação de rua em Manaus

O projeto começou no bairro Praça 14, com o objetivo de levar sopa em um beco, onde ficavam usuários de drogas e também para a comunidade local, mas logo se expandiu para o Centro

Foto: acervo pessoal

Manaus (AM) – Quais impactos um prato de sopa pode causar na vida das pessoas? O que para alguns é uma simples refeição, para outros é a demonstração mais próxima de afeto e solidariedade. No Brasil, o número de pessoas nessa situação cresceu cerca de 16% somente entre os meses de dezembro de 2021 e maio deste ano. Em tempos de aumento desses números, iniciativas voltadas para a doação de alimentos e amor e assistência à população em situação de rua de Manaus continuam a fazer a diferença.

Movidos por esse sentimento de amor ao próximo, desde 2012 o grupo de voluntários da iniciativa “Sopão do Bem” se reúne semanalmente para levar esperança, acalento e sopas “quentinhas” para as pessoas que vivem nas ruas do Centro de Manaus, sejam elas crianças ou adultos. O projeto começou no bairro Praça 14, com o objetivo de levar sopa em um beco, onde ficavam usuários de drogas, e também para a comunidade local. Na sequência, o projeto se expandiu para o Centro.

Com o intuito de contribuir no resgate dessas pessoas, o fundador e líder do projeto, David Carneiro Santarém, logo se apaixonou em realizar essas atividades voltadas para o acolhimento dessas pessoas. Atualmente, com cerca de 12 voluntários mobilizados em prol da população mais vulnerável, o projeto também promove a integração social dessas pessoas por meio da arrecadação de roupas, cobertores, calçados, itens de higiene pessoas, absorventes para as mulheres e brinquedos para doação.

“O projeto nasceu no coração de Deus, depois no meu. São pessoas que estão em situação vulnerável e precisam de um momento que aquece o coração, levando o alimento para alma e para saciar a fome, e levando esperança aos corações. No decorrer da semana, tentamos arrecadar os alimentos, na quinta ou na sexta pela manhã cedo é feita a compra dos materiais e a sopa é feita na sexta mesmo, no mesmo dia em que fazemos as entregas. A nossa intenção era resgatar aquelas pessoas ali na Praça 14. Começou a sobrar sopa lá e começamos a levar para o Hospital da Criança, e depois para as ruas do Centro de Manaus, onde permanecemos até hoje”,

explicou David.

Foto: Acervo pessoal

Local fixo

O próprio David é quem faz questão de colocar a “mão na massa” no preparo das sopas distribuídas às pessoas. Demonstrando o amor e aconchego por meio da iniciativa, o idealizador ressalta que os serviços oferecidos pelo grupo tendem a aumentar, com um futuro local fixo, que servirá como abrigo para as pessoas em situação de vulnerabilidade que vivem nas ruas da capital amazonense.

“A nossa e a minha felicidade é realmente fazer essa sopa e levar toda sexta-feira para os moradores de rua no Centro. Sempre costumo postar os pedidos e o que mais precisamos, as pessoas mandam as doações para mim e, em seguida, compro tudo o que tem que ser comprado para fazer a sopa. É um trabalho que é muito dedicado e feito com muito carinho e amor. Eu mesmo que sempre preparo a sopa. Nunca tomei sopa aqui em Manaus tão gostosa como essa que eu tomo. No momento não resgatamos as pessoas das ruas, levamos além de alimentação, esperança, e um futuro próximo. Nossa intenção é ter um local para abrigá-los e ajudá-los a sair da situação de vulnerabilidade”, destacou.

Para o idealizador, a melhor parte de trabalhar prestando esses serviços é ver a gratificação nos solhos de cada uma das pessoas que são beneficiadas com as ações. David ressalta ainda que não há recompensa maior que mudar a vida de quem precisa. Buscando levar alegria para todos os públicos, o grupo de voluntários também realiza ações voltadas para as principais datas comemorativas do ano, como o Dia das Crianças e o Natal.

“No período do Dia das Crianças fazemos uma ação voltada para as crianças, com distribuições de lanches e brinquedos. No Natal, fazemos a ceia com eles, com mesas, cadeiras e uma alimentação com um cardápio diferente. Nós pedimos ajuda, nós vamos e levamos uma série de coisas para que isso venha a continuar. O povo gosta demais. A galerinha que não tem o que comer vai até a gente e, quando chegamos por lá, sempre ficam felizes, agradecem, alguns choram. Graças a Deus, os melhores dias da minha vida são as sextas-feiras. A intenção do sopão é promover um dia na semana para alimentar as pessoas que estão necessitando. Se você for lá na sexta-feira ou todo dia da semana, vai ver que tem muita gente morrendo de fome”,

ressaltou, lembrando de datas especiais do ano.

Foto: Acervo pessoal

Dificuldades na pandemia

Sempre com o chamado para ajudar o próximo, na pandemia não foi diferente. Mesmo com as dificuldades em decorrência da Covid-19, o grupo social foi para as ruas no momento em que consideram como de unir esforços e se solidarizar para dar assistência a quem mais precisa. Os obstáculos no acesso à alimentação, higiene e direitos são apenas algumas dificuldades que a população em situação de rua enfrenta diariamente. Durante a pandemia, essa necessidade aumentou e, além de levar para as ruas, o grupo também viu a demanda de levar o “Sopão do Bem” para a frente do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.           

“A pandemia foi uma situação muito difícil. Acho que foi uma das piores fases que nós passamos com o ‘Sopão do Bem’. Mas nós não paramos de entregar sopa na pandemia. Nós começávamos a fazer as ações mais cedo, para não ficarmos até tão tarde no Centro. Graças a Deus, não teve polícia nos barrando ou nos proibindo. Nós fizemos porque era um trabalho que já vinha sendo feito há bastante tempo. Através desse tempo de serviço já prestado para a comunidade que precisa e para os necessitados, nós não fomos impedidos de fazer o sopão e levar para o povo”, pontuou.

Atualmente, o projeto carece de contribuição com recursos ou ajuda na preparação do sopão e disponibiliza uma lista com os ingredientes necessários para o preparo do sopão.

Para quem desejar conhecer mais sobre a iniciativa voluntária “Sopão do Bem” e entrar em contato para se tornar voluntário ou auxiliar com doações, pode acessar o Instagram @sopaodobem_, ou entrar em contato por meio do telefone (WhatsApp) (92) 99292-9190. Doações de valor em espécie podem ser feitas pelo pix (92) 99292-9190 (celular).

Leia mais:

Projeto leva amor e solidariedade para pessoas em situação de rua de Manaus

Grupo ‘Mudadores de Rua’ distribui alimentos e amor para moradores das ruas de Manaus

Em Manaus, Anjos de Rua oferece castração de baixo custo para cães e gatos

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *