×
'Crianças do Guetto’

Projeto solidário promove acesso à cultura e lazer para público infantil de Manaus

A iniciativa do movimento hip hop de Manaus vai beneficiar mais de 300 crianças

Manaus (AM) – O projeto solidário “Crianças do Guetto” realiza desde 2018 uma extensa e divertida programação para o público infantil do Parque Residencial Gilberto Mestrinho (Prosamim), no bairro da Praça 14, na Zona Sul de Manaus, todo dia 12 de outubro, em alusão ao Dia das Crianças.

Durante o evento são promovidas diversas atividades recreativas, apresentações culturais, atendimentos na área da saúde, estética e cidadania, além da doação de brinquedos, roupas e calçados e oficinas educativas. Entre as atividades, o movimento oferece às crianças oficinas de grafite, aulas de artes marciais, oficina de dança, DJ e maracatu, ioga infantil, plantações de mudas de árvores e muitas brincadeiras.

Neste ano, o projeto chega em sua 6.ª edição e faz parte de uma iniciativa independente que ocorre por meio de doações e voluntariado de moradores da comunidade e artistas de Manaus.

A programação inicia a partir das 7h com torneio de futebol e, pela manhã, segue com mais brincadeiras infantis até às 11h. A partir das 14h, o evento contará com oficinas e brincadeiras, encerrando às 18h com a entrega de brinquedos infantis.

O projeto aceita doações até o dia da ação. Brinquedos, roupas e calçados infantis em bom estado são os itens mais necessários para o evento. Além disso, é possível doar recursos para o “mesão solidário”, lanche servido para as crianças e voluntários.

Sobre o projeto

A primeira edição do projeto “Crianças do Guetto” ocorreu em 2018, com a iniciativa do rapper e MC Huilame Júnior, em parceria com artistas do movimento hip hop e moradores da comunidade. A ação surgiu visando promover arte e cultura na comunidade para crianças e adolescentes, em especial no Dia das Crianças.

Nos últimos anos, o projeto realiza o evento do dia 12 de outubro com a ajuda de muitos voluntários e com doações. Outras programações são feitas pelo projeto, sempre vislumbrando entretenimento, lazer e cultura para as crianças.

Com 6 anos, o “Crianças do Guetto” já alcançou grandes feitos dentro e fora da comunidade. Por meio de parcerias firmadas com empresas e outros projetos já foram doados ranchos para moradores do Prosamim, além da realização de palestras de educação ambiental e cinema infantil.

Uma iniciativa de um artista do movimento hip hop, em 2021 surgiu no projeto o “Caderno Infantil Crianças do Guetto”, onde consta desenhos de diversos grafiteiros de Manaus com temas amazônicos, caça-palavras, palavras-cruzadas e outras atividades que instigam o desenvolvimento intelectual dos pequenos.

Novas ações

Neste ano, o projeto foi contemplado pelo Ministério da Cultura para participar do MICA – Mercado de Indústrias Culturais da Argentina 2023, no qual o Brasil foi convidado de honra. Além disso, o projeto participará do MIC BR 2023 – Mercado de Indústrias Criativas do Brasil, que deve ocorre em novembro em Belém do Pará.

Segundo Huilame, poder mostrar o projeto em grandes eventos traz conexões e possibilidades de parcerias importantes para seguir fortalecendo o público-alvo e o movimento hip-hop.

“Levar a ideia para outros Estados e para fora do país oportuniza conexões fortes com pessoas que somam tanto na ideia quanto nas ações em si e isso é engrandecedor porque quanto mais pessoas para ajudar, mais crianças a gente consegue contemplar e mostrar a importância do movimento hip-hop como transformador social”,

disse Huilame.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Idosa de 104 anos pode bater recorde ao saltar de paraquedas; assista ao vídeo 

Justiça bloqueou R$ 87 milhões em bens contra esquema de venda de planos de saúde

Dragagem dos rios Solimões e Madeira durante a estiagem terá recursos de R$ 138 milhões

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

  1. Esse projeto é de verdade.pessoais que amam seu próximo fazendo o diferencial com o que tem e com quer pode. Vida longa 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙌🏻Se vc poder Ñ fique de fora e seja vc a transformar um olhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *