×
Inspeção

Visa Manaus realiza inspeção e avaliação dos riscos sanitários em hospitais da cidade

Esse time elaborou o Plano de Fiscalização 2022, ampliando o escopo e o rigor das inspeções nos hospitais da capital amazonense

A Vhosp integra a Gerência de Vigilância de Serviços (GVSER) da Visa Manaus (FOTO: Divulgação)

Manaus (AM) – A Vhosp integra a Gerência de Vigilância de Serviços (GVSER) da Visa Manaus, e conta com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, farmacêutico, cirurgião-dentista e fiscais de saúde, além do apoio de auxiliares administrativos e estagiários. Esse time elaborou o Plano de Fiscalização 2022, ampliando o escopo e o rigor das inspeções nos hospitais da capital amazonense.

Entre outras medidas, o plano traz ações para avaliação das práticas de segurança do paciente nos hospitais e diretrizes para melhorias internas, como a adoção de indicadores de gestão.

Levantamento da situação desses serviços em Manaus, realizado no ano passado pela Vhosp, indica que nos últimos 10 anos, 70% dos serviços hospitalares privados de Manaus tiveram seu licenciamento sanitário negado, em razão de irregularidades identificadas em setores críticos desses hospitais.

“Foi nesse contexto que elaboramos o plano, buscando uma mudança de cenário, e almejando um aumento na concessão dos pedidos de licença com segurança sanitária efetiva”, explica a gerente do GVSER, Alessandra Fonseca. “É dessa forma que pretendemos melhorar, principalmente, a qualidade da assistência prestada por hospitais públicos e privados da cidade”,

completa.

Parcerias

Para qualificar as ações de inspeção e fortalecer o trabalho de avaliação de risco, os servidores do Vhosp também buscam parcerias externas. Uma delas é a participação da equipe no Projeto de Harmonização Nacional das Ações de Inspeção Sanitária em Serviços de Saúde, coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A Anvisa tem contribuído com a disponibilização de instrumentos objetivos para o gerenciamento de riscos e benefícios potenciais, que permitem avaliar não somente os problemas das unidades, mas também seus diferenciais de qualidade, permitindo elaborar curvas sobre os riscos sanitários de cada serviço”,

explica Lyeny.

Outra parceria importante tem sido com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Pública do Instituto Aggeu Magalhães.

“Nossos servidores submeteram um projeto sobre a avaliação de risco sanitário potencial nos serviços hospitalares de Manaus, visando a institucionalização dessa prática no município. A proposta já foi aprovada, e segue em desenvolvimento pelos pesquisadores e a equipe”,

prossegue a coordenadora.

A população pode encaminhar reclamações, críticas, elogios e sugestões, bem como denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços, por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].

*Com informações da assessoria

Edição: Leonardo Sena

Leia mais:

Lei autoriza prescrição de remédio no SUS com indicação diferente da prevista pela Anvisa

Vigilância em Saúde do AM distribui material educativo de prevenção

Anvisa aprova novo teste de diagnóstico para Covid-19

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *