Mudanças climáticas Projeto de lei defende inclusão de educação climática na rede de ensino pública do Amazonas Proposta da deputada Joana Darc busca adicionar assunto como conteúdo transversal multidisciplinar Em Tempo* - 22/01/2024 às 15:0222/01/2024 às 15:02 Foto: Ascom Manaus (AM) – De autoria da deputada Joana Darc (União Brasil), o Projeto de Lei (PL) nº 1.313/2023, que tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pretende incluir a temática de Educação Climática no programa de ensino das escolas da rede pública do Estado, que será ministrado como conteúdo transversal multidisciplinar, nas diversas disciplinas que compõem a grade curricular. A educação climática é a temática que possibilitará ao indivíduo a construção de valores sociais, conhecimentos, atitudes, habilidades e competências quanto às ações de prevenção, mitigação, adaptação e resiliência relacionadas às mudanças do clima. Para a parlamentar, contemplar a grade curricular dos alunos seria de extrema importância, principalmente por conta dos últimos acontecimentos no Amazonas e no mundo. “Tivemos uma seca histórica em 2023, e as possíveis causas precisam ser debatidas dentro de sala de aula. A estiagem acontece anualmente no nosso Estado, mas as últimas tiveram uma grande influência das crises climáticas que atingem o mundo, e a educação climática seria uma solução para ensinar as próximas gerações a lidar e, principalmente, amenizar esse problema”, disse. Temas envolvidos De acordo com o texto da propositura, o desenvolvimento da Educação Climática abrangerá, dentre outros aspectos, os seguintes temas: aquecimento global, geopolítica e clima; mudanças do clima, fauna e flora locais; sustentabilidade; biodiversidade e alterações ambientais; entre outros. Se aprovada na Aleam e sancionada pelo Governo do Amazonas, a integridade da biosfera, bem como a poluição e os impactos no clima, a história dos movimentos climáticos, ambientalismo e práticas sustentáveis também serão as pautas que vão ingressar na grade curricular das escolas. Joana Darc, autora da propositura, defende que os professores sejam capacitados para garantir o processo de ensino dos alunos. “Para além da inclusão desta temática nas salas de aula das escolas públicas do Amazonas, é interessante a capacitação dos profissionais de educação, de modo a garantir um processo de ensino-aprendizagem em diálogo e consonância com os temas mais relevantes e urgentes da atualidade”, ressaltou. Palestras e atividades externas As unidades públicas de ensino do Amazonas poderão receber convidados especialistas para proferirem palestras e promover outras ações ligadas ao assunto das crises climáticas. As escolas também poderão realizar atividades externas como atividades de campo, período de vivência com a natureza a fim de proporcionar maior contato com o meio ambiente. A propositura ressalta que as unidades de ensino poderão incluir atividades internas com a manutenção de hortas escolares com princípios agroflorestais, cisternas para captar água da chuva, composteiras e a gestão eficiente dos resíduos sólidos. *Com informações da assessoria Leia mais: Mudanças climáticas podem agravar quadro de doenças como dengue e zika Amom Mandel discursará sobre enfrentamento à crise climática em painel da COP28 Amazonas estuda o potencial de tecnologias da EST/UEA no combate às mudanças climáticas Entre na nossa comunidade no Whatsapp!