×
Perda

Morre Osvaldo Alves, “a enciclopédia do jiu-jítsu”, aos 83 anos

Osvaldo era faixa vermelha e 9º Dan e acompanhou a evolução do esporte no mundo

Manaus (AM) – Um dos precursores do Jiu-Jítsu no Amazonas, o mestre Osvaldo Alves morreu aos 83 anos, na segunda-feira (18), devido a complicações de um câncer de próstata. A informação foi divulgada pelo presidente da Federação de Jiu-Jitsu do Amazonas (FJJAM), Elvys Damasceno.

“A enciclopédia do jiu-jítsu ‘o grande mestre Osvaldo Alves’ falece, hoje, aos 83 anos, consequência de um C.A. na próstata. A ‘arte suave’ perde um dos grandes responsáveis pela evolução do Jiu-Jitsu moderno. O pai do Jiu-Jitsu no Amazonas. O maior treinador dos campeões mundiais dos últimos tempos. Mestre ‘Seus ensinamentos serão eternos, sua sabedoria e amor ficará para sempre, seu legado é seu nome serão sempre enaltecidos. Sou seu pupilo seu fã e seu amigo para sempre’.”, escreveu Elvys nas redes sociais.

Osvaldo era faixa vermelha e 9º Dan e acompanhou a evolução do esporte no mundo. Alves estava internado em um hospital particular no Rio de Janeiro, onde fazia tratamento contra um câncer de próstata.

O prefeito de Manaus, David Almeida, lamentou a morte de Osvaldo Alves. “Neste momento de dor, nos unimos à família e amigos do lendário mestre Osvaldo, uma pessoa generosa e gentil com todos, e que muito contribuiu para a formação de vários jovens na arte do jiu-jitsu”, disse o prefeito.

A academia que leva o nome do lutador, em Copacabana, no Rio de Janeiro demonstrou o carinho e respeito por Osvaldo nas redes sociais.

“Enquanto a sua arte, os seus ensinamentos, o seu legado, estiverem vivos em nossos corações, o senhor será eterno! Estaremos sempre com o senhor Grande Mestre, até depois do fim!”, disse a homenagem.

O Mestre

Osvaldo Alves é natural do Acre, foi criado no Rio de janeiro e como título de cidadão amazonense dedicou mais de seis décadas ao jiu-jitsu, sendo um dos pioneiros da arte suave no Amazonas.

Tendo seus primeiros passos nas artes marciais através do Judô, ele teve seu início no Jiu-Jitsu fazendo parte da academia Gracie, no Rio de Janeiro

É possível citar nomes de atletas conhecidos que foram alunos de Alves entre eles estão: Rodrigo Minotauro, Vitor Belfort, Ronaldo Jacaré, Amaury Bitetti, Paulo Filho, Zé Mário Sperry, Carlos Gracie Junior, Bibiano Fernandes, João Roque, Fredson Paixão, Sérgio Penha, entre outros.

O Grande Mestre Osvaldo Alves será velado nesta terça-feira (19) no cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, a partir de 12h (capela 06). O sepultamento ocorre no mesmo local, às 16h30 (horário de Brasília).

Leia mais:

Com Luís Neto e Cristiano Ribeiro, jiu-jítsu amazonense dá show no Open de Salt Lake City

Jiu-jitsu amazonense brilha nos pódios nacionais e internacionais

Atletas amazonenses conquistam pódios em grandes eventos do jiu-jitsu  

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *