×
Saúde no interior

Governo aponta municípios que contam com Unidade de Terapia Intensiva no AM

Além de Parintins e Tefé, outros municípios polos, como Itacoatiara, Manacapuru, Tabatinga, Humaitá, Lábrea e Eirunepé, também devem receber leitos de UTI, que servirão de apoio para os demais municípios de cada região

UTI no interior do Amazonas
Equipamentos de UTI em hospital de Tefé

Manaus – Após adversários políticos citarem números inverídicos sobre a saúde no Amazonas, o governador Wilson Lima (União Brasil) disse que há Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no interior do Estado, conforme pode ser provado em dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o governo, além de Manaus, somente no município de Parintins (a 359 quilômetros de Manaus), há de 15 Unidades de Terapia Intensiva, sendo 10 na modalidade adulto tipo II e cinco neonatais também tipo II. As unidades constam na lista de leitos existentes, apesar de não habilitados. Há unidades também no município de Tefé.

Além de Parintins e Tefé, outros municípios polos, como Itacoatiara, Manacapuru, Tabatinga, Humaitá, Lábrea e Eirunepé, também devem receber leitos de UTI, que servirão de apoio para os demais municípios de cada região.

O CNS reúne em sua base de dados os leitos disponíveis nas instituições de saúde nacionais, repassadas pelas gestões municipais e estaduais, como leitos clínicos, cirúrgicos, complementares, adultos e pediátricos, entre outros.

No caso dos leitos existentes, eles são utilizados para internação. Os leitos SUS, são aqueles ativos para a internação de pacientes do SUS e que são habilitados. Já os complementares, que incluem as UTIs e, na maioria das vezes, os de cuidados intermediários, podem ou não ser habilitados, e estão disponíveis para o uso de pacientes.

Os de UTI em Parintins constam na categoria complementar, em leitos existentes, ou seja, que estão disponíveis para uso, e que somam 51 na localidade, sendo 12 unidades intermediárias neonatais, 13 de cuidados intermediários pediátricos e 11 cuidados intermediários adultos, além dos de UTI adulto e pediátrico. Os leitos de cuidados intermediários constam como habilitados pelo SUS.

Tefé

Localizado no Médio Solimões, Tefé é o segundo município do interior a ter uma ala de UTI. “Na semana passada alguém da minha assessoria me ligou dizendo: governador, o senhor está indo na terça-feira inaugurar a UTI no município de Tefé, mas tem uma pessoa que está precisando de atendimento lá. Eu disse: abra imediatamente, as UTIs são para salvar vidas”, relatou o governador, ao fazer a inauguração.

Os leitos inaugurados foram instalados no Hospital Regional de Tefé Carlos Braga. O primeiro município do interior a contar com UTIs foi Parintins, que teve a implantação de 11 leitos, em outubro de 2021.

A implantação da estrutura de média e alta complexidades é uma das ações do programa Saúde Amazonas executado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio do projeto Saúde nas Calhas, e é uma das estratégias do Governo do Amazonas para a regionalização da saúde.

Para o funcionamento da UTI, o Governo do Amazonas irá custear o fornecimento de profissionais especializados, equipamentos, materiais, medicamentos, insumos, nutrição da UTI, serviços de nefrologia de diálise, além da adequação física necessária para instalação dos 10 leitos de UTI.

Saúde nas Calhas

O projeto Saúde nas Calhas tem o objetivo de descentralizar os serviços assistenciais à população do interior do estado, com a implantação de estrutura de média e alta complexidade nos hospitais de oito municípios polos de saúde regional.

Além de Parintins e Tefé, outros municípios polos, como Itacoatiara, Manacapuru, Tabatinga, Humaitá, Lábrea e Eirunepé, também devem receber leitos de UTI, que servirão de apoio para os demais municípios de cada região.

Leia mais:

“Apesar dos desafios, temos feito entregas históricas”, diz Wilson sobre avanços na saúde e segurança

Mutirão do CadÚnico atende mais de 700 pessoas em Manaus

Wilson Lima amplia serviço de UTI no interior com a entrega de leitos no hospital de Tefé

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *