×

Projeto propõe acesso a internet em áreas rurais do AM

Deputado Adjuto Afonso
Deputado Adjuto Afonso - Foto: Ney Xavier

Manaus (AM) – Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado Adjuto Afonso (PDT), que tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), propõe o acesso à internet nas áreas rurais do Amazonas.

De acordo com o deputado, a ação seria sob o regime de parceria com entidades públicas e privadas, como foco exclusivo à prestação de serviços de telecomunicação.

O parlamentar defende que a iniciativa de propor acesso a internet em áreas rurais no AM configura-se como uma forma de eliminar a desigualdade vivida pela população das áreas rurais que constantemente sofre com a falta do serviço.

“O acesso à internet nas áreas rurais não é um luxo, e sim, uma necessidade. Frequentemente estamos nas comunidades constatando o quanto o povo precisa desse acesso. Esse Projeto de Lei visa incentivar operadoras a utilizarem tecnologia, padrões ou arquiteturas para atender os parâmetros mínimos de serviço, com redes de eficiência, garantindo que as populações rurais tenham os mesmos padrões de serviço de dados disponíveis nas áreas urbanas”, explicou o deputado.

Internet no Amazonas

No Amazonas, a falta de conectividade é uma barreira prejudicial também ao acesso à saúde, educação, serviços sociais, trabalho e economia em geral. Outros fatores são as longas distâncias, as dificuldades logísticas e o baixo poder aquisitivo da população.

A estratégia do Projeto é autorizar as concessionárias ou permissionárias de distribuição de energia elétrica a compartilharem estruturas, sem custo, para a passagem de cabos de serviços de telecomunicações na área rural e, em contrapartida, as concessionárias de distribuição de energia poderão utilizar os serviços de internet gratuitamente.

Leia mais:

Manaus sofre novamente “apagão” de internet

STF proíbe propaganda política paga na internet

Roberto Cidade pede à Anatel que intensifique fiscalização de internet no interior do AM

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *