×
POLICIA FEDERAL

PF faz operação contra grupo criminoso que desviou R$ 10 milhões em contratações fraudadas no AM

Agentes políticos e servidores públicos são alvos das ações

Divulgação

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (2) a Polícia Federal deflagrou a operação ‘Cama de Gato’ na cidade de Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus). O prejuízo ao município ultrapassa R $10 milhões em contratações fraudadas.

A ação cumpriu 21 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas, integrantes de uma organização criminosa que atua praticando crimes de fraude à licitação, desvio de recursos, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Dentre as pessoas investigadas estão agentes políticos, servidores públicos, familiares e terceiros. A investigação teve início em abril de 2021. As fraudes ocorreram durante e após o período da pandemia do Covid-19, onde as contratações eram, em sua grande maioria, realizadas por meio de dispensa de licitação. 

Foi verificado que em apenas um contrato, a prefeitura do município pagou por 150 mil máscaras de proteção, esse valor é mais do que o dobro do cobrado em todo o estado do Amazonas. Além disso, o quantitativo adquirido equivale a cinco vezes o contingente populacional da cidade.

A PF identificou que um grupo criminoso, ligado à cúpula do Poder Executivo municipal participava de um esquema de desvio de recursos públicos realizado através da contratação de empresas fictícias ou de fachada, constituídas com o único objetivo de desviar verbas federais.Os mandados foram cumpridos em Eirunepé e Manaus. 

Cerca de 50 policiais da Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul e da Superintendência da PF no Amazonas participaram da operação, além do apoio do destacamento da Aeronáutica em Eirunepé. A estimativa é que os desvios estejam ocorrendo desde o ano de 2020.

Leia mais:

Umberto Ramos toma posse como novo Superintendente Regional da PF no AM

PF cumpre quatro mandados de prisão em operação sobre atos golpistas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *