×
Investigação

Inquérito sobre joias trazidas ilegalmente ao Brasil vai correr sob segredo de Justiça, diz PF

O inquérito deve ser concluído em até 30 dias, mas pode ser prorrogados se houver necessidades

Foto: Divulgação

O inquérito aberto pela Polícia Federal sobre as joias de diamantes trazidas ilegalmente para o Brasil por uma comitiva do governo Bolsonaro vai correr em sigilo. O inquérito deve ser concluído em até 30 dias, mas pode ser prorrogados se houver necessidades.

Umas das primeiras medidas da investigação deverá ser o depoimento de integrantes da comitiva que trouxe as joias da Arábia Saudita.

O inquérito foi aberto por determinação do Ministério da Justiça. O ministro Flávio Dino citou “lesões a serviços e interesses” da União.

As joias foram apreendidas pela Receita Federal em outubro de 2021, quando um então assessor do Ministério das Minas e Energia tentou passar pela alfândega do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, sem declarar as peças. O conjunto com colar, brincos, relógio e anel da marca suíça Chopard é avaliado em R$ 16,5 milhões.

O ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, admitiu que sua comitiva trouxe o que seria “presente” do regime da Arábia Saudita para a então primeira-dama Michelle Bolsonaro, mas alegou que ninguém sabia o que tinha dentro dos pacotes, porque eles estavam fechados.

O governo Bolsonaro escalou três ministérios (Relações Exteriores, Minas e Energia e Economia) para tentar recuperar as joias, que seguem retidas pela Receita Federal.

Também na segunda-feira, o Ministério Público Federal (MPF) pediu que a Receita encaminhe “todas as informações disponíveis” sobre a entrada das joias no Brasil. O órgão afirma que recebeu apenas um “relato simples” sobre a apreensão e que a denúncia só feita na última sexta-feira, 3, depois que o Estadão revelou o caso.

* Com informações do site Istoé e Estadão

Leia mais:

Chefe da Receita foi acionado para liberar joias de Michelle e Bolsonaro

Receita Federal diz que governo Bolsonaro não pediu regularização de joias

Dino vai acionar PF para investigar tentativa do governo Bolsonaro de trazer joias ilegalmente ao Brasil

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *