×
Dicas

Você sabe como fazer um clipe composto? Veja esse tutorial!

Você sabe o que é um vídeo composto? Se a resposta for “não” ou “mais ou menos”, esse texto vai ajudá-lo a compreender as nuances relacionadas à tarefa, bem como um software para executá-la

Mesmo os vídeos mais simples de todos exigem alguns conhecimentos básicos em edição de materiais audiovisuais. Atividades básicas como recortar e mesclar clipes podem ser executadas sem muitos problemas, desde que você tenha acesso a softwares que facilitam a tarefa de edição de vídeos.

Saber editar vídeos é uma habilidade muito importante nos dias de hoje, seja no âmbito profissional ou no espaço pessoal. Em um mundo cada vez mais interessado no compartilhamento de conteúdo, a edição de vídeo surge como uma maneira de se comunicar com outras pessoas através da internet.

Buscando auxiliar aqueles que não tem tanta experiência quanto gostariam com edição de vídeos, nesse texto nós vamos explicar o que é um clipe composto e quais são suas utilizações, explorar dicas e vantagens e esmiuçar passo a passo para executar a atividade usando o Wondershare Filmora.

O que é um clipe composto?

Também chamado de “compound clip”, o clipe composto nada mais é do que o resultado da junção de múltiplos clipes. Ao realizar essa tarefa, vídeos distintos passam a fazer parte de um único arquivo, o qual pode ser editado assim como qualquer outro, sem que se diferencie as partes que o compõem.

Criar um clipe composto também pode ser referido como “unir” ou “mesclar”. Não é preciso que os vídeos que serão mesclados sejam similares em nenhum aspecto, seja no conteúdo, dimensões ou mesmo qualidade. O único fator que precisa ser considerado é o seu objetivo para realizar a tarefa.

No geral, clipes compostos podem ser criados a partir de quase quaisquer softwares de edição de vídeo, já que pedem somente uma das ferramentas mais básicas de um programa dessa natureza. Apesar disso, programas distintos tornam mais fácil ou mais difícil o cumprimento desse objetivo.

Quais as utilizações de um clipe composto?

Não é exagero dizer que a maioria esmagadora dos vídeos que existem, dentro e fora da internet, são clipes compostos. Especialmente em redes sociais como o TikTok e o Instagram, esse tipo de material tem grande apelo, trazendo aspectos interessantes de 2 ou mais vídeos gravados e editados como 1 só.

Vale dizer que o clipe composto não é formado exclusivamente por vídeos, mas também por outras mídias audiovisuais. Músicas, gravações de voz, imagens e efeitos diversos também estão presentes em clipes compostos. Isso torna mais fácil agregar mídias distintas em um mesmo arquivo multimídia.

Assim como outros conceitos associados com a edição de vídeo, clipes compostos são úteis em contextos pessoais e profissionais, para postagem nas redes sociais, envio em processos seletivos ou como presente para alguém querido. Ou seja: aprender a realizar a tarefa traz muitos benefícios.

O que é o Wondershare Filmora?

O Wondershare Filmora é um editor de vídeo disponível em português e que pode ser testado gratuitamente. A forma definitiva do programa existe em um modelo pago, mas usuários podem fazer o download grátis e conferir as possibilidades de edição que ele oferece diretamente do site oficial.

O Filmora é compatível com versões dos sistemas operacionais Windows e MacOS. Do Windows 7 ao Windows 11, é possível instalar e utilizar o programa. Outros requisitos incluem processador Intel i3 ou superior, de 8 GB a 16 GB de memória RAM e pelo menos 10 GB de espaço livre no disco rígido.

O software funciona offline, mas a internet é necessária para realizar um cadastro e utilizar funcionalidades online. Assim como outros programas similares, é preciso que o usuário tenha todos os vídeos que deseja editar salvos no computador ou em um dispositivo móvel conectado à máquina.

Como fazer um clipe composto com o Wondershare Filmora

Agora que nós já exploramos algumas ideias relacionadas aos clipes compostos, chegou a hora de ensiná-lo a criar vídeos dessa natureza com o Wondershare Filmora. Nós dividimos o tutorial em 3 passos simples, para os quais você precisa ter uma conexão com a internet e um PC compatível.

1 – Baixe e instale o programa no seu computador

O primeiro passo para fazer um clipe composto é baixar e instalar o Wondershare Filmora. Lembre-se: o programa está disponível para os sistemas operacionais Windows e MacOS, então é indispensável que localize a versão adequada para o seu computador no site oficial do software.

Ao executar o arquivo “.exe” baixado, o programa o guiará nas etapas de instalação. Quando o processo for concluído, você poderá pedir para que o Filmora seja aberto automaticamente. De maneira alternativa, encontrará um atalho na área de trabalho, o qual pode utilizar para acessá-lo.

2 – Crie um projeto e envie seus arquivos

Ao abrir o Wondershare Filmora pela primeira vez, você deve clicar em “criar um projeto”. Uma nova janela se abrirá, com a linha do tempo e todas as ferramentas do software. Selecione “clique aqui para importar mídia” e encontre os arquivos que deseja incluir em um clipe composto no seu computador.

Em seguida, arraste os arquivos da área “pasta” para a linha do tempo, logo abaixo. Você pode adicioná-los um a um ou ao mesmo tempo. O Filmora perguntará sobre as definições que deseja utilizar, o que deve decidir. Os arquivos então aparecerão em sequência, iniciando um após o outro.

3 – Selecione os arquivos na linha do tempo e crie o clipe composto

O próximo passo é o mais importante: se busca que o programa combine vários clipes em um clipe, basta selecioná-los na linha do tempo. É necessário que inclua aqui todos os arquivos que deseja unir em ordem. Isso inclui vídeos e áudios, os quais estarão em faixas diferentes da linha do tempo.

Feito isto, clique com o botão direito e diversas opções serão mostradas. A que buscamos é uma das primeiras: “crie um clipe composto”. Você precisará escolher um nome para a composição e clicar em “ok”. Agora, ao visualizar os arquivos na linha do tempo, eles terão se tornado uma única mídia!

E é só isso! A etapa final é concluída clicando no botão “exportar”, no canto superior direito da janela. Caso ainda não possua uma conta, é aqui que o Wondershare Filmora pedirá que crie uma ou se conecte. Tudo o que restará é escolher as configurações de exportação e aguardar a conclusão.

Dicas para fazer um bom clipe composto

Embora clipes compostos possam ser criados a partir de quaisquer vídeos (e mídias), a qualidade dos resultados muda de acordo com o que inclui. Vídeos com resoluções drasticamente diferentes, por exemplo, podem causar estranheza para quem os assiste e vê as imagens distintas em sequência.

É preciso mencionar também que, ao mesclar múltiplos vídeos, você deve se atentar para que a edição não fique muito “picotada”. Um excesso de vídeos curtos em sequência passa uma impressão negativa do clipe composto, especialmente quando o material é desenvolvido em um contexto profissional.

Por fim, vale mencionar que o uso de áudios leva em conta aspectos muito similares aos vídeos, em questão de extensões ou formatos e qualidade do som. O Wondershare Filmora é compatível com inúmeros formatos de mídia, mas alguns tipos são inerentemente mais adequados do que outros.

Vantagens de usar o Wondershare Filmora para fazer um clipe composto

Baseado em tudo o que falamos até aqui, é fácil perceber como o Wondershare Filmora oferece inúmeras vantagens para os usuários. Dentre elas, a primeira é o fato de que é possível conferir as ferramentas do programa antes de assinar o software, algo essencial para a experiência de quem usa.

Além disso, o programa conta com dezenas de ferramentas de edição de vídeo, das mais simples às mais complexas. É possível executar tarefas básicas, como a mescla de vídeos; como também atividades mais difíceis, como a modificação de parâmetros de som e qualidade do arquivo exportado.

Tudo isso sem mencionar o apoio das tecnologias de inteligência artificial, presentes em muitas das funcionalidades do Wondershare Filmora. Isso ajuda aqueles usuários que não possuem bagagens extensas de conhecimento na área, facilitando tarefas importantes para o resultado de um projeto.

Assim como qualquer outra tarefa relacionada à edição de materiais audiovisuais, um clipe composto fica melhor a partir da nossa experiência colocando a mão na massa. Felizmente, a atividade se torna muito mais simples quando temos o auxílio de ferramentas simples e práticas, como as do Filmora.

Leia mais:

Vídeo: Tutorial que promete transformar ventilador em ar-condicionado viraliza na web

Márcia Novo lança clipe ‘Chama Pai’ com a influencer do viral “pecanha”

Chefs dão dicas para surpreender no Natal com pratos de inspiração amazônica

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *