×
Qualificação

Programa oferece cursos gratuitos na área de tecnologia para mulheres trans e travestis

Programa está com inscrições abertas para cursos gratuitos de programação que são destinados às mulheres de todo o Brasil, priorizando trans e travestis

{reprograma} está com as inscrições abertas para dois novos cursos Foto: Divulgação

Brasil — O relatório divulgado em 2022 pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), apontou que 20% das pessoas transexuais e travestis estão fora do mercado de trabalho no Brasil. Mesmo com as dificuldades e preconceitos que essa população enfrenta, a realidade pode ser transformada e algumas pessoas estão lutando por espaço no mercado de trabalho.

Beatriz Ramerindo, de 25 anos, que vive em São Paulo, é uma mulher trans que vem buscando seu lugar no mercado de trabalho brasileiro. Após completar os estudos e se formar no ensino médio, Beatriz procurou uma área que a entregasse possibilidades de emprego e melhores salários e, dessa forma, começou a se interessar pelo setor de tecnologia.

Em 2021, conheceu a {reprograma}, iniciativa de impacto social que foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, priorizando negras, trans e travestis. Após se formar em um curso oferecido pela iniciativa, a profissional foi inserida no mercado de trabalho e, há mais de um ano, é programadora na Creditas, startup brasileira do segmento de serviços financeiros.

“Hoje eu trabalho com o objetivo de, cada vez mais, ser reconhecida no mercado de tecnologia. Meu sonho é ter a minha própria startup, amo o que eu faço e adoro contextos difíceis e peculiares. Além disso, desejo ser mentora/professora de programação, pois quero passar o meu conhecimento para outras pessoas e me tornar fonte de inspiração para mulheres trans e travestis”,

conta.

Novas oportunidades

Para quem e sonha em ingressar no mercado de tecnologia, a {reprograma} está com as inscrições abertas para dois novos cursos: Front-End e Back-End. Ambas as oportunidades são gratuitas, online e destinadas às mulheres de todo o Brasil, acima de 18 anos, com pouco ou nenhum conhecimento em programação e ensino médio completo — sendo este último requisito não obrigatório para mulheres trans e travestis. As interessadas podem se inscrever até o dia 3 de fevereiro, por meio do link: https://app.reprograma.com.br/course-login.

O Curso Front-End visa qualificar mulheres que desejam realizar a transição de carreira para o setor de tecnologia, oferecendo, assim, uma formação básica em programação e com foco em Front-End React. Para este curso, a {reprograma} conta com o apoio do “Edital Prepara Futuro”, do Santander — iniciativa que tem em vista apoiar projetos sociais que atuam com a agenda de inclusão produtiva. Ou seja, a inserção de pessoas no mercado de trabalho, especialmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Já o Curso Back-End planeja qualificar profissionais mulheres com a formação básica em Back-End, com foco em “node.js”, e conta com o apoio da B3 Social, uma associação sem fins lucrativos, responsável pelas frentes de Investimento Social Privado (ISP), além do Voluntariado da BR, cujo propósito é contribuir, por meio da educação, com a redução das desigualdades sociais no Brasil.

As inscrições podem ser feitas por todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino, portanto, mulheres cisgênero, trans ou travestis, que possuam total disponibilidade para frequentar as aulas.

As candidatas serão avaliadas ao longo do processo seletivo pelos seguintes critérios de avaliação: motivação, qualidade da inscrição, coerência das informações, empatia, inclusão, pensamento crítico, compartilhamento, além de familiaridade com o tema de diversidade e potencial de impacto do curso na vida da candidata. Desta forma, serão oferecidas até 40 vagas por curso e as selecionadas serão anunciadas no dia 8 de março de 2023. Os cursos terão início em 25 de março, com duração de 18 semanas.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Banco do Brasil anuncia concurso para 6 mil vagas em todo o Brasil

Na busca por emprego, currículo pelo celular é a saída mais utilizada pelos brasileiros

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *