×
Investigação

Corpo de bebê prematuro jogado no lixo é recuperado após força-tarefa

Prefeitura do município informou que o descarte do corpo foi um "equívoco"

O corpo de um bebê prematuro que morreu horas depois do parto foi descartado acidentalmente e por “equívoco”, na cidade de Santo Amaro (BA). A prefeitura da cidade informou que montou uma força-tarefa para recuperá-lo.

Por meio de nota, o órgão comunicou que a mãe do bebê deu entrada em uma unidade de saúde na última quinta-feira (18), em estágio avançado de trabalho de parto prematuro.

Após ser atendida pela equipe de emergência, ela deu à luz um bebê de 29 semanas – por volta do sétimo mês de gestação –, em parto normal. A criança nasceu com 1,26kg, mas enfrentava dificuldades respiratórias “devido à precocidade do parto” e não resistiu.

Após cerca de cinco horas de tentativas de estabilização do quadro de saúde e de manobras para ressuscitação, o bebê morreu, por volta das 15h40.

A Prefeitura de Santo Amaro detalhou que, após constatação do óbito, uma equipe multidisciplinar ofereceu apoio à família, sobretudo à mãe.

“O serviço funeral foi acionado, informando que o corpo seria liberado no primeiro horário do dia seguinte. No entanto, houve um lamentável equívoco, resultando no descarte acidental do corpo. Porém, em uma rápida apuração, montou-se uma força-tarefa, e o corpo do recém-nascido foi recuperado”, comunicou o órgão.

O poder Executivo municipal acrescentou que toma as medidas necessárias, inclusive de afastamento temporário do quadro de profissionais dos envolvidos no caso.

Além disso, a prefeitura destacou que abrirá uma sindicância para “apurar responsabilidades”. “A Secretaria de Saúde [da cidade], por meio do hospital [onde o bebê nasceu], [bem como] do corpo técnico e administrativo, não poupou esforços para salvaguardar a vida do recém-nascido, contando, inclusive, com apoio de ambulância avançada do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] Metropolitano e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia, para garantir a remoção [do corpo] em tempo ágil e oportuno [de volta] para a maternidade, tudo acompanhado e cientificado à mãe”, detalhou a nota.

*Com informações do Metrópoles

Leia mais

Aprovado PL que garante licença-maternidade ampliada para mães de bebês prematuros

Mil bebês prematuros do AM foram alimentados com doções nos Bancos de Leite

Mulher com 2 úteros dá à luz bebês em dias diferentes nos EUA

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *