×
Projeto

Projeto leva oficinas de filmagem e edição para comunidade de Manaus

Projeto ensina técnica de filmagem e edição nas comunidades

Projeto atingiu mais de 240 pessoas (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – O projeto “Janelas Audiovisuais” promove oficinas de técnica de filmagens e edição para comunitários do bairro Colônia Terra Nova, na Zona Norte de Manaus, e tem transformado a realidade de muitos moradores da localidade proporcionando conhecimento e imersão no mundo audiovisual.

De acordo com Bruno Pereira, idealizador do projeto, pelo menos 240 pessoas foram beneficiadas com as oficinas de técnica de filmagem, edição e conteúdos criativos para internet. As oficinas foram ministradas desde o mês de março na Escola Municipal Raimundo Almeida Lúcio.

“Para a gente foi muito gratificante pois contamos com um público muito grande. Tivemos quatro turmas, sendo duas pela manhã e duas pela tarde, devido a demanda da comunidade. O projeto surge por esse objetivo, uma vez que esse comunitário absorve conhecimento, ele tem a oportunidade de ir em busca de trabalho, pois percebemos que hoje em dia há uma grande demanda por audiovisual. Conseguimos transformar a realidade dessas pessoas e promover conhecimento”, destacou Pereira.

O projeto foi direcionado para pessoas a partir de 12 anos de idade, que estudaram captação de imagens para casamento e eventos sociais com aulas teóricas práticas, construção imagética de conteúdos para internet (Youtube, Instagram, Vimeo e Tik-tok) e as diversas formas criativas de edição para o material criado.

“Dada a vontade dos comunitários ao acesso aos bens culturais, o projeto recebeu dois bônus, o primeiro é que os envolvidos nos pediram para fazer um filme de curta-metragem e fizemos, além de uma oficina de filmagem com celular. E até o final desse mês vamos exibir o material criado pelos alunos na quadra da escola para todos os moradores do bairro e comunidades vizinhas. Logo, o projeto com essa mostra vai alcançar um número maior de pessoas. Gostaria de agradecer à gestora da escola Erleane Oliveira que abraçou o projeto amorosamente”, destacou Bruno.

O projeto foi contemplado pelo “Prêmio Equipa Cultura”, que faz parte do Programa +Cultura, um pacote de ações promovidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, para fomentar o setor no Estado.  

Leia mais:

Parque Rio Negro em Manaus celebra aniversário com programação cultural

“Movimento Cultural do Trabalhador” agita a Ponta Negra neste domingo (1º)

Ponta Negra recebe visita técnica para Movimento Cultural do Trabalhador

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *