×
Atitude preventiva

Com surto de síndromes gripais, Amapá recebe tanques com 12 mil toneladas de oxigênio

Governo Federal auxilia com suprimentos e envio de equipes do Ministério da saúde

Foto: Divulgação

Desde o dia 13 de maio, o estado do Amapá vive um momento de emergência, provocado pelo surto de síndromes gripais e Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A Marinha do Brasil enviou dois tanques com 12 mil toneladas de oxigênio e outros equipamentos essenciais para atender a rede pública hospitalar do estado.

O navio com os insumos saiu do Pará neste domingo (21) e deve chegar no porto de Santana, a 17 quilômetros da capital, nesta terça-feira (23). Todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas estão lotadas.

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), a SRAG pode ser causada pelo coronavírus, e também por complicações respiratórias, causadas por pneumonia e outras infecções.

Com o aumento e agravamento dos casos da síndrome no estado, o sistema hospitalar não está dando conta de suprir a necessidade dos pacientes acometidos.

O Governo Federal já enviou equipes do Ministério da Saúde, e também está auxiliando com os suprimentos de oxigênio, entre outros equipamentos médicos necessários.

Segundo o governo do estado Amapá, nos hospitais públicos, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas estão lotadas, e quatro mortes de crianças com sintomas gripais, incluindo um bebê de 3 meses de idade, fora registradas na quinta-feira (18), em Macapá, no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que está previsto para chegar até a terça-feira (23), um reforço de oxigênio, que vai ser utilizado em novos leitos criados no Hospital Universitário (HU) de Macapá, para ajudar na demanda de pacientes.

Leia mais

Braço da OMS na América alerta sobre doenças respiratórias no continente

Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam 309% em crianças de 5 a 11 anos

OMS confirma primeira morte por gripe aviária no mundo 

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *