×
OceanGate

EUA usaram sistema de espionagem da Guerra Fria para encontrar destroços do Titan

Tecnologia foi utilizada nos anos 1960 para identificar um submarino soviético e para encontrar dois submarinos desaparecidos dos Estados Unidos

Ocean Gate / Handout/Anadolu Agency via Getty Images

O sistema da Marinha que captou um som semelhante a uma implosão no último domingo (18) faz parte de uma série de dispositivos de escuta subaquática que os Estados Unidos possuem há décadas, desde o período da Guerra Fria.

Projetado principalmente para rastrear o movimento de submarinos inimigos, o sistema também ajudou nas buscas e esforços de incidentes no mar, alguns muito semelhantes à implosão sofrida pelo submersível Titan.

Inicialmente chamado de Sistema de Vigilância Sonora (SOSUS), quando foi criado no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, o conjunto de sensores detecta diferentes sons e assinaturas acústicas, que podem percorrer grandes distâncias debaixo d’água.

O sistema foi renomeado como Sistema Integrado de Vigilância Submarina (IUSS) quando a Marinha adicionou sensores móveis e destacáveis ​​às suas capacidades de coleta.

“A missão do Sistema Integrado de Vigilância Submarina é multifacetada, englobando não só as operações de detecção, localização e seguimento de submarinos e recolha de informação acústica e hidrográfica, mas também a manutenção dos equipamentos de processamento e comunicações necessários ao cumprimento da missão operacional”,

disse a Marinha.

Como o som viaja bem debaixo d’água, os sensores podem ser usados ​​para triangular a posição de um submarino inimigo ou um ruído subaquático captado pela matriz. Embora o sistema em si não seja classificado, de acordo com um oficial da Marinha, sua operação e capacidade de coleta são secretas.

Em 1968, a Marinha usou o sistema para localizar com precisão a localização de um submarino soviético desaparecido, o K-129, no Pacífico Norte. Os EUA notaram o aumento da atividade naval soviética e concluíram que poderiam estar procurando por um submarino.

Ao revisar os dados coletados pelo sistema, os EUA captaram a assinatura acústica de uma implosão e conseguiram identificar a localização do ruído, longe dos esforços de busca soviéticos.

Em meados da década de 1970, os EUA tentariam levantar o submarino de mísseis balísticos do fundo do oceano usando uma história de capa que envolvia o bilionário Howard Hughes e um projeto para extrair minerais do fundo do mar.

A missão foi parcialmente bem-sucedida e começou com a detecção da implosão pelo mesmo tipo de matriz que detectou a implosão do submersível Titan.

A matriz de escuta também ajudou na busca por dois submarinos nucleares americanos desaparecidos na década de 1960: o USS Thresher e o USS Scorpion.

*Com informações da CNN Brasil

Leia mais:

Tia diz que sobrinho não queria participar de expedição de submarino que desapareceu

Guarda Costeira resgata centenas de imigrantes próximo às Canárias

Grécia busca respostas após 81 mortes em naufrágio de navio de imigrantes

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *