×
Turismo na região norte

Wilson Lima diz que trabalho em prol do turismo no Amazonas segue fortalecido

Celso Sabino disse que espera que o turismo possa trazer mais emprego e renda

Foto: Diego Peres

Brasília (DF) – O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que o trabalho dos Governos do Estado e Federal para a promoção do turismo no Amazonas segue fortalecido e que já discute com o Ministério do Turismo (MTur) novas propostas para a melhoria do setor na região. A declaração foi feita durante a posse do novo titular da pasta, Celso Sabino, nesta quinta-feira (03), em Brasília.

Wilson Lima ressaltou que ter alguém da região Norte na gestão do MTur, como é o caso de Celso Sabino, que é do Pará, é importante para a manutenção do diálogo. Ele adiantou que já conversou, previamente, com o ministro sobre temas como o Festival Folclórico de Parintins; a pesca esportiva no Amazonas; e o aumento da relação entre o estado e países como Estados Unidos e Colômbia.

O governador disse, ainda, que o novo ministro do turismo no Brasil já se colocou à disposição para entender e avançar em propostas de parceria entre Governo do Amazonas e Governo Federal.

“Fazer turismo na Amazônia, no Amazonas, por exemplo, é diferente de fazer turismo no Nordeste, no Rio de Janeiro ou em outra região brasileira. Então, a gente tendo alguém que vivencia essa realidade é importante, ainda mais se tratando do Celso Sabino que é alguém muito acessível, que tem uma relação muito boa e fato também de ser alguém da nossa região”,

avaliou o governador Wilson Lima.

Turismo no Brasil

Na ocasião, Celso Sabino disse que espera que o turismo possa trazer mais emprego e renda e destacou que pretende potencializar a atividade turística no país, aumentando a participação do setor na economia.

Um dos focos principais do Ministério do Turismo também será o incremento da infraestrutura turística, com facilitação de crédito para empreendedores do setor via Fundo Geral de Turismo.

Além disso, o MTur espera fazer parcerias para ampliar a qualificação profissional, com a oferta de novos cursos em parcerias junto ao Sistema S (Sesc, Sesi, Senac, por exemplo), universidades e instituições de ensino e para promover destinos nacionais, com prioridade para projetos que envolvam o Ecoturismo Sustentável; Turismo Cultural, Histórico, Religioso e Cívico; Turismo de Base Comunitária e Rural; Afroturismo e Etnoturismo, além do Gastronômico; de Lazer e Náutico.

Celso Sabino

O presidente Lula nomeou Celso Sabino, em 14 de julho, como ministro do Turismo. Integrante do União Brasil, mesmo partido do governador Wilson Lima, é deputado federal pelo estado do Pará. Assim, ele se torna o terceiro ministro da região Norte no Governo Federal, junto a Jader Barbalho Filho (Cidades) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional).

Natural de Belém (PA), Celso Sabino de Oliveira é auditor-fiscal e deputado federal há dois mandatos pelo Pará. Antes, foi ainda deputado estadual e também ocupou o cargo de secretário de estado de Trabalho e de presidente do Instituto de Metrologia do Pará.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Zanin toma posse como ministro do STF nesta quinta-feira

‘Não tem como ser sustentável com pobreza’, alerta Wilson Lima em evento da ONU

Eleição para Prefeitura pode ter recorde de candidaturas femininas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *