×
Meteorologia

Manaus em alerta de fortes chuvas para esta quinta (28), aponta Inmet

Aviso prevê chuvas com intensidade entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos com velocidade entre 60 e 100 km/h.

Foto: André Meirelles/Portal Norte

Manaus está inserida no alerta laranja de perigo para fortes chuvas e ventos intensos nesta quinta-feira (28), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O aviso prevê chuvas com intensidade entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos com velocidade entre 60 e 100 km/h. O alerta também inclui as cidades da Região Metropolitana da Manaus.

A capital enfrenta o risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, cortes de energia elétrica e descargas elétricas em diversas áreas.

A concessionária de energia Amazonas Energia alertou, ainda da noite de terça, que vários bairros estariam sem energia elétrica devido aos danos causados pelo temporal, e os serviços de manutenção só seriam retomados após o término das chuvas, visando a segurança dos trabalhadores.

Cuidados

Em caso de rajadas de vento, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Para mais informações e assistência, a população pode contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Temperaturas

O Cooperação da Cidade (CCC) informou que as temperaturas deverão variar entre 25°C como mínima e 32°C como máxima, proporcionando um clima ameno ao longo do dia. Quanto à umidade, espera-se uma variação entre 70% como mínima e 95% como máxima.

Recomendações à população

É importante que os residentes de Manaus estejam preparados para as condições climáticas e adotem as precauções necessárias. Além disso, é recomendado evitar o acúmulo de água parada, visando prevenir a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.

Ao dirigir em vias alagadas, é essencial reduzir a velocidade e manter uma distância segura do veículo à frente. Evite transitar por locais alagados e, se necessário, procure rotas alternativas.

Canal de atendimento 24 horas

Em caso de ocorrências, para assistência imediata, os cidadãos podem entrar em contato ligando para o Disque 199 (Defesa Civil), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que opera 24 horas.

É importante ressaltar que o sistema atmosférico é dinâmico e a Prefeitura de Manaus continuará monitorando os dados de previsão para fornecer atualizações, caso haja alterações significativas.

Leia mais

VÍDEO: Forte chuva destrói rua do Jorge Teixeira na Zona leste de Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *