×
Oportunidade

Inscrições no Bolsa Idiomas encerram na segunda-feira (9) em Manaus

O candidato deve se enquadrar nos critérios estabelecidos no edital; confira aqui

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus alerta os interessados em participar do Programa Bolsa Idiomas (PBI), que o prazo para as inscrições termina às 14h, da próxima segunda-feira (9).

O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

O questionário com as informações socioeconômicas dos candidatos deve ser preenchido pelo link http://bolsa.manaus.am.gov.br.

Este ano, são 15 as Instituições de Ensino de Língua Estrangeira que participam do PBI, de forma voluntária, ou seja, sem isenção de tributos municipais, com a oferta de sete idiomas: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e mandarim.

Ao todo, foram disponibilizadas 22.218 bolsas, sendo 46 integrais (100%); 2.165 com 75% de desconto; e 20.007 com redução de 50%. Para Pessoas com Deficiência (PcD) foram reservadas 1.113 vagas.

Critérios

Para concorrer ao Programa Bolsa Idiomas (PBI), o candidato deve se enquadrar nos critérios estabelecidos no edital: ser residente em Manaus; ter idade igual ou superior a 16 anos; renda familiar per capita, não excedente a dois salários mínimos e meio (R$ 3.030); e estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Além disso, não pode ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público; deve estar ciente de que, conforme legislação do Programa Bolsa Idiomas, deverá firmar o compromisso de desenvolver atividades de contrapartida sem ônus para o Município.

“O Bolsa Idiomas é mais um programa que a Prefeitura de Manaus executa para beneficiar as pessoas que não têm condições financeiras de pagar para aprender um segundo idioma. O prefeito David Almeida entende que, atualmente, o mercado de trabalho está mais exigente, e a graduação e uma língua estrangeira são fatores que podem ser determinantes na hora da contratação. E os nossos programas proporcionam essa oportunidade”, destaca o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.

Resultados

No dia 7 de abril, o prefeito David Almeida fez o lançamento dos editais dos processos seletivos para os Programas Bolsa Idiomas 2022/2 e Bolsa Pós-Graduação 2022, com a oferta total de 61.621 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino, para a população de baixa renda, com descontos de 50%, 75% e 100%.

De acordo com o cronograma da Espi/Semad, as etapas seguintes são a divulgação da classificação, seguida da entrega de documentos necessários para comprovar as informações prestadas na inscrição.

A previsão de divulgação e publicação no Diário Oficial do Município (DOM) da homologação do resultado da classificação geral dos candidatos, de acordo com os cronogramas dos dois programas (Bolsa Pós-graduação e Bolsa Idiomas 2022/2) é dia 26 de maio deste ano.

Edição Web: Bruna Oliveira

Fotos: Thelson Souza / Semad

Leia mais

Assistentes voluntários de alfabetização são convocados em Manaus

Professores aprovados em PSS são convocados em Manaus

Prefeito David Almeida entrega novos veículos para rede de ensino de Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *