×
Saúde

Especialista do AM orienta sobre cuidados e prevenção contra alergias respiratórias

Médico explica quais as causas e aponta importância de se prevenir crises de rinite ou sinusite

Manaus (AM) – As alergias respiratórias estão presentes na vida de inúmeras pessoas, e as reações causam desconfortos como coriza, coceira na região dos olhos e nariz, espirros e tosse.

O otorrinolaringologista Rafael Carvalho, que atua na Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), explica as principais causas e formas de evitar crises alérgicas.

Segundo o médico, a alergia é uma reação exacerbada do sistema imunológico à exposição do organismo a uma série de substâncias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 30% da população brasileira têm algum tipo de alergia. Entre as alergias respiratórias, a rinite alérgica e a asma são as mais comuns.

De acordo com o otorrinolaringologista, pessoas com alergia têm um componente genético que torna o organismo suscetível a determinadas substâncias, chamadas de “alérgenos”. No caso das alergias respiratórias, os agentes são ácaros; poeira doméstica; mofo (fungos); pelos e penas de animais; pólen, entre outros.

Prevenção

 A principal recomendação para evitar as crises alérgicas respiratórias é manter os ambientes limpos e arejados, com uma boa circulação de ar, conforme o médico.

“A prevenção em geral é muito mais o cuidado de deixar o local sempre bem arejado. Abrir a janela, deixar a luz do sol entrar, a limpeza do local contínua e evitar varrer e espanar, para que aquela poeira não suba e entre em contato com a via respiratória, e trocar a vassoura por um pano úmido. Trocar qualquer material que acumule poeira por materiais com superfícies lisas”, recomendou.

O médico ressaltou que esses cuidados devem ser intensificados durante o inverno amazônico, período mais chuvoso entre os meses de dezembro e maio,  quando aumenta a circulação de vírus respiratórios e, com isso, a incidência de doenças e alergias respiratórias, decorrente da aglomeração de pessoas em ambientes fechados com ar-condicionado e sem luz solar.

Sinais

Sintomáticos de rinite ou sinusite se preocupam com a possibilidade de estarem com gripe ou resfriado. Conforme o otorrinolaringologista, esses sinais devem ser, previamente, analisados e o acompanhamento médico é fundamental em ambos os casos.

De acordo com o médico, enquanto o resfriado pode ser identificado por meio da avaliação clínica em consultório e a observação dos sintomas, o diagnóstico da rinite alérgica pode exigir testes de detecção de alérgenos, para reconhecimento dos fatores que geram as crises e auxiliar na escolha de uma linha de prevenção e tratamento mais efetivo.

Assistência

O tratamento deve ser iniciado e realizado de modo contínuo com o primeiro atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Após essa primeira avaliação, caso seja necessário acompanhamento especializado, o paciente será encaminhado para uma unidade da rede pública estadual para realizar a assistência adequada.

*Com informações da assessoria

Leia mais

Saúde do AM lança painéis de indicadores para acompanhamento de tuberculose

Atendimentos de saúde são ampliados em Manacapuru

Wilson Lima coordena ações de cidadania, saúde e apoio para enfrentamento à cheia

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *