×
Fim das buscas

Corpos de jornalista e indigenista são encontrados no AM, confirma mulher de Dom Phillips

Autoridades ainda não confirmaram a informação. Os dois desapareceram dentro da Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, há mais de uma semana

A mulher de Dom Philips, Alessandra Sampaio, disse que o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, que estavam desaparecidos desde domingo (5), no Amazonas, foram encontrados mortos. A informação foi confirmada ao jornalista André Trigueiro, do O Globo.

Bruno e Dom estavam desaparecidos havia mais de uma semana na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. A Polícia Federal informou à Alessandra que os corpos precisam passar por perícia.

Bruno e Phillips tinham sido vistos pela última vez quando chegaram à comunidade São Rafael por volta das 6h de domingo. No local, eles conversaram com a esposa do líder comunitário apelidado de “Churrasco”. De lá, eles partiram rumo a Atalaia do Norte, viagem que dura aproximadamente duas horas, mas não chegaram ao destino.

Ameaças

Segundo a Univaja, Bruno Pereira recebia constantes ameaças de madeireiros, garimpeiros e pescadores.

“Enfatizamos que na semana do desaparecimento, conforme relatos dos colaboradores da Univaja, a equipe [Bruno e Phillips] recebeu ameaças em campo. A ameaça não foi a primeira, outras já vinham sendo feitas a demais membros da equipe técnica da Univaja, além de outros relatos já oficializados para a Policia Federal, ao Ministério Público Federal em Tabatinga, ao Conselho nacional de Direitos Humanos e ao Indigenous Peoples Rights International”, destacou a entidade, na segunda-feira.

Objetos pessoais encontrados

No domingo (12), a Polícia Federal afirmou ter encontrado uma mochila, sandálias e documentos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, desaparecidos desde o dia 5 deste mês.

Conforme a PF, foram percorridos cerca de 25 km, com procuras minuciosas pela selva, em trilhas existentes na região, áreas de igapós e furos do Rio Itaquaí.

“Na região onde se concentraram as buscas foram encontrados objetos pessoais pertencentes aos desaparecidos, sendo 1 (um) cartão de saúde em nome do Sr. Bruno Pereira, 1 (um) calça preta pertencente ao Sr. Bruno Pereira, 1 (um) chinelo preto pertencente ao Sr. Bruno Pereira, 1 (um) par de botas pertencente ao Sr. Bruno Pereira, 1 (um) par de botas pertencente ao Sr. Dom Phillips e 1 (uma) mochila pertencente ao Sr. Dom Phillips contendo roupas pessoais”, informa a nota.

As buscas, conforme a PF, segue com busca fluvial e com reconhecimento aéreo na região do Rio Itaquaí, especialmente na área onde foi encontrada uma outra embarcação aparentemente de propriedade de Amarildo da Costa Oliveira, que se encontra com prisão temporária decretada por conta dos fatos.

*Com informações do G1

Leia mais:

Embarcação é encontrada em área de desaparecimento de jornalista e indigenista

Embarcação é encontrada em área de desaparecimento de jornalista e indigenista

Lancha de suspeito no desaparecimento de jornalista e indigenista passa por perícia no AM

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

  1. Essa história vai “feder” e muito ainda. Espero que o Senhor tenha misericórdia do nosso povo e esclareça sem sombra de dúvidas o que de fato aconteceu. Dai- lhes Senhor o eterno descanso entre os esplendores da Luz Perpétua. Que nossos defuntos descansem em Paz. Amém.

  2. Bolsonaro não precisa ter participado desse crime para ter culpa de toda essa tragédia que abate os brasileiros pobres, pretos e indígenas!

    1. Se a senhora soubesse que os maiores madeireiros daquela região são de outro partido a senhora não escreveria isso.

      Se a senhora soubesse que os traficantes que cruzam por lá distribuem droga para o Brasil e para muitos outros países, principalmente da Europa, e são protegidos por políticos de ESQUERDA a senhora também não diria essa bobagem!

      Se a senhora soubesse que colocar seu nome publicamente na internet pode ser perigoso, a senhora também não escreveria esse monte de …

      Mas, não tem muito o que fazer, o que ta feito ta feito.

      Lamentamos pelas famílias. Que Deus os acompanhe! E que ilumine a senhora e a permita abrir os olhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *