×
Dependência

Adolescentes se viciam em maconha mais facilmente por fatores cerebrais, diz estudo

Pesquisadores britânicos identificaram ainda que 50% dos usuários de 16 e 17 anos que fazem o uso se enquadram em critérios de dependência

Pesquisadores do King’s College e da University College de Londres, no Reino Unido, conduziram um estudo com adolescentes e adultos em que identificaram um risco 3,5 vezes maior entre os mais jovens de desenvolver um vício no uso da maconha. Os cientistas acreditam que a faixa etária pode ser mais vulnerável por fatores como o cérebro ainda estar em formação e pelas mudanças na vida social características do período. Os resultados foram publicados na revista científica Journal of Psychopharmacology.

Para chegar à conclusão, foram incluídos 274 participantes no estudo, divididos em dois grupos: metade com idades de 16 e 17 anos e os demais entre 26 e 29 anos. Cada faixa etária também foi separada em dois perfis, em que parte fazia uso da substância e os outros, não – acompanhados para fins de comparação.

Os pesquisadores conduziram o trabalho durante três meses. Durante o período, os participantes preenchiam questionários em que relatavam a frequência com que usavam a maconha, respondiam perguntas sobre a rotina e informavam sintomas relacionados à saúde mental. Os critérios para se considerar um vício – descrito no estudo como “transtorno do uso de cannabis” – foram desejos excessivos pela substância, impactos do uso no desempenho escolar ou no trabalho, maior tolerância aos efeitos da maconha, problemas pessoais provocados pelo consumo, intenção de reduzir o uso sem sucesso, entre outros.

Ao fim, os responsáveis pelo estudo identificaram que 50% dos usuários adolescentes da maconha apresentavam seis ou mais critérios para o transtorno, caracterizando um quadro de vício. Além disso, o quadro foi 3,5 vezes mais prevalente entre a faixa etária quando comparado aos adultos que fazem uso da substância. Enquanto 38 participantes mais jovens se enquadraram na definição, apenas 13 adultos tiveram o mesmo perfil.

“O vício em cannabis é um problema real que os adolescentes devem estar cientes, pois parecem ser muito mais vulneráveis ​​​​a isso do que adultos”, afirma o principal autor do estudo Will Lawn, pesquisador do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King’s College de Londres, em comunicado.

Para os pesquisadores, alguns pontos podem explicar essa realidade, como a enorme plasticidade do cérebro durante a adolescência. Isso porque, nessa fase, o órgão ainda está em formação, no processo chamado de mielinização – que apenas se completa aos 25 anos. Além disso, apontam problemas de relacionamentos com os pais e professores, um senso de identidade ainda em evolução e as mudanças sociais características da época como outras causas.

“Nossas descobertas sugerem que as escolas deveriam ensinar mais aos alunos sobre o risco de dependência de cannabis, que foi negligenciado na educação sobre drogas. Tornar-se viciado em cannabis é um problema sério em si, mas também pode aumentar a probabilidade de outros problemas de saúde mental. Os adolescentes devem, portanto, ser informados de seu maior risco de dependência”, defende o também autor do estudo Val Curran, pesquisador da Unidade de Psicofarmacologia Clínica da UCL.

*O Globo

Após ‘open maconha’, Filipe Ret é investigado por tráfico de drogas

Por unanimidade, STJ autoriza plantação de maconha para fins medicinais

Sâmia Bomfim pede que Câmara resgate comissão para legalização da maconha

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *