×
Aborto

Parlamentares são presos nos EUA durante ato por direito ao aborto

Ao todo, 35 pessoas foram detidas em protesto a favor do aborto na frente da Suprema Corte norte-americana

Divulgação

Um ato pelo direito ao aborto na frente da Suprema Corte dos Estados Unidos resultou na prisão de 17 congressistas nesta terça-feira (19). Entre eles, estavam as famosas progressistas Alexandria Ocasio-Cortez e Ilhan Omar.

Ao todo, 35 pessoas foram detidas na manifestação contra a decisão que derrubou lei federal que garantia o direito das mulheres a abortarem legalmente no país.

A polícia do Capitólio afirmou, no Twitter, que os manifestantes bloquearam o tráfego em uma rua de Washington e chegaram a receber três advertências antes de serem presos. “Fizemos um total de 35 prisões. Esse número inclui 17 membros do Congresso.”

Deputada por Minnesota, Ilhan Omar esclareceu o caso no Twitter: “Fui presa hoje enquanto participava de um ato de desobediência civil com meus colegas membros do Congresso do lado de fora da Suprema Corte. Continuarei fazendo tudo o que estiver ao meu alcance a fim de alertar para o ataque aos nossos direitos reprodutivos!”

Lei derrubada

A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou, em 24 de junho, a decisão Roe vs. Wade, que liberava o aborto no país. A medida estava em vigor há 49 anos. A anulação teve 6 votos a favor e 3 contra.

Na prática, a anulação não proíbe o aborto no país, mas abre espaço para que cada um dos 50 estados adote vetos locais. Até o momento, o procedimento foi banido ou restringido em 21 dos estados.

*Com informações do Metrópoles

Leia mais:

Rússia ataca cidades da Ucrânia com foco no abastecimento de gás

Ao menos 30 tartarugas são encontradas esfaqueadas em ilha no Japão

Portugal e Espanha têm mais de mil mortes por calor

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *