×
Nomeação

Arquidiocese de Manaus recebe Cardel Steiner após nomeação no Vaticano

O encontro contou com a presença de autoridades locais

Manaus (AM)- A Arquidiocese de Manaus realizou neste sábado (3) o evento de Acolhida ao Cardeal Dom Leonardo Steiner, após sua efetiva nomeação ocorrida no dia 27 de agosto, compromissos no Vaticano e participação na Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O encontro contou com a presença de autoridades locais, na Catedral Metropolitana de Manaus, localizada na Praça da Matriz, Centro da cidade de Manaus.

O prefeito da cidade, David Almeida destacou a importância do reconhecimento religioso para a Amazônia e como a igreja católica teve grande influência na família.

“Nasci em ambiente católico, sendo minha mãe de igreja protestante. O respeito que nós temos herdamos de nossos avós, minha família é toda católica. Preciso deixar esse registro. Meu pai faleceu e meu irmão tinha vocação para ser pastor, minha mãe procurou o secretário de estado de assistência social há 23 anos, que era o padre Danival. Minha mãe foi pedir para o padre para ajudar o meu irmão mais novo para estudar teologia. Ele disse “Vocês vendem isso para estudar? Veja logo o que é preciso para ele estudar e ser mestre’, ” relembrou.

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom

“O padre Danival bancou os estudos do meu irmão para ele ser pastor. Isso é cristianismo. Eu precisava fazer essa declaração na frente de todas essas autoridades da igreja católica. Fica aqui o meu reconhecimento e minha gratidão ao trabalho que a igreja católica faz. Agora nós temos no Amazonas o Cardeal que tanto nos orgulha. Eu tenho o privilégio de estar diante de tamanha autoridade”, completou.

O Governador do Amazonas, Wilson Lima falou sobre a importância de ter um cardeal que representa a Amazônia.

“Hoje nós temos mais um gesto importante, que é a nomeação do Dom Leonardo como representante da Amazônia. É importante que a gente tenha essa voz no Vaticano e na Igreja Católica, porque o mundo todo conhece a palavra Amazônia. Todas as vezes que se ouve essa palavra, sabe que a primeira associação que fazem é sobre os recursos naturais, é com preservação e outros elementos da floresta. O momento que a gente tem alguém como o Dom Leonardo que conhece muito bem nossas dificuldades, e que entende que o mais importante é proteger o negro, o caboclo e o índio, e dar as condições de sobrevivência. É mais uma voz que essas populações têm ao Papa Francisco”, destacou.

Agradecido pelo momento, Dom Leonardo

“O que me trouxe alegria não foi minha nomeação, o que me trouxe alegria de ouvir das pessoas que o Papa mais uma vez se lembrou da Amazônia. É verdade, o Brasil foi conhecido um tempo pelo futebol e o samba, e hoje, mundialmente, se escuta sempre a Amazônia. Das tantas entrevistas que dei, a questão é sempre a Amazônia. Nós faremos todo o esforço para que nós continuemos com esse espírito de uma fé profunda, mas também com o espírito de acolhimento. Papa Francisco pensou na Amazônia ao nomear um bispo como cardeal. Lembrar que existe a Pan-Amazônia, não apenas a amazônia brasileira. Eu sou agora o cardeal da Amazônia”, disse emocionado.

Nomeação

O Arcebispo de Manaus Dom Leonardo Steiner foi nomeado pelo papa Francisco como cardeal da Igreja Católica em um consistório que oficializou a posse de 20 novos religiosos, ao todo. A cerimônia ocorreu na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Dom Leonardo Steiner é considerado o primeiro “cardeal da Amazônia”. Segundo ele, a escolha por seu nome sinaliza que o papa Francisco está preocupado com a floresta e deseja aproximar a Igreja Católica da região. Sua nomeação desbancou o titular da Arquidiocese de Belém, a mais antiga e tradicional no Norte brasileiro.

Nascido em Forquilhinha (SC), ele cursou filosofia e teologia em Petrópolis (RJ), entre 1973 e 1978, quando foi ordenado padre por seu primo Paulo Evaristo Arns.

O religioso também tem formação pedagógica e já foi professor. Na década de 1990, mudou-se para Roma, onde fez mestrado e doutorado em filosofia. Ao voltar ao Brasil, na década seguinte, passou a lecionar o curso no interior do Paraná.

Foi nomeado bispo em 2005 pelo papa João Paulo 2º para a Prelazia de São Félix do Araguaia (MT).

No total, o Brasil passa a ter oito cardeais na instituição, sendo seis eleitores de um novo pontífice. O outro brasileiro que chega para o colégio cardinalício é dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília desde 2020, mesmo ano em que passou a integrar, no Vaticano, a Pontifícia Comissão para a América Latina, cargo que o aproximou do papa.

Edição Web: Bruna Oliveira

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom e reprodução

Leia mais:

Dom Leonardo é nomeado pelo Papa Francisco como cardeal da Amazônia brasileira

“Papa Francisco tem um carinho específico pela Amazônia”, diz arcebispo nomeado cardeal

Wilson Lima reúne com Dom Leonardo

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *