×
Roraima

Inscrições abertas para trabalho voluntário de profissionais de saúde no território Yanomami

O governo decretou emergência em saúde pública, após indígenas da região enfrentarem grave crise de desnutrição e falta de acesso à saúde

Médicos prestam assistência a bebê desnutrido. Foto: Divulgação

Neste domingo (22), o Ministério da Saúde disponibilizou formulário de inscrições para trabalho voluntário de profissionais de saúde no território yanomami. Os interessados podem fazer o cadastro aqui.

O cadastro é para a Força Nacional do SUS, composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas, que atuarão de acordo com suas especialidades.

Para submeter a inscrição é necessário preencher o nome completo e a área de formação. O cadastro é permanente, de forma que convocações possam ser feitas em eventuais futuras missões.

Os voluntários prestarão atendimento direto aos pacientes localizados na Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami e assistência no hospital de campanha do Exército.

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) é um programa de cooperação criado em novembro de 2011 e voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.

Pelo menos 570 crianças yanomamis morreram de fome e por contaminação com mercúrio nos últimos quatro anos, principalmente devido à atuação de garimpeiros ilegais, de acordo com o ministério dos Povos Indígenas.

*Com informações do Extra

Leia mais:

Governo Bolsonaro tentou ocultar dimensão da crise Yanomami

Lula vai a Roraima para levar suporte aos indígenas Yanomami em situação de desnutrição

Indígenas yanomami denunciam dificuldade de acesso à saúde e invasão de garimpeiros

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

  1. Meu nome é Ivanilde, tenho experiencia em trabalhos voluntarios com criancas de todas as idades , e estou disponivel para ajudar nossos irmaos Yanonamis por tempo indeterminado. Aguardo ansiosa e o mais breve possivel o contato de vcs.

  2. Estou a disposição para ser voluntário já trabalhei como voluntário por 5 anos na CEIR, uma filial da ACD no Piauí.
    E trabalhei nós hospital campana no período de COVID-19.
    E trabalho em maternidade há 32anos no estado do Piauí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *