×
Governo Lula

Rosa Weber confirma presença no 7 de Setembro a convite de Lula e faz contraponto a Bolsonaro

Em 2022, Bolsonaro convidou Luiz Fux, então presidente do STF, mas o ministro não aceitou

A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), foi convidada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e confirmou presença no desfile militar alusivo à comemoração dos 201 anos de independência do Brasil na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira (7).

Também foram convidados os presidentes do Congresso Nacional e do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL). Pacheco e Lira ainda não confirmaram presença.

A ida da presidente do STF ao desfile de 7 de Setembro é simbólica e representa um contraponto com relação à celebração dos 200 anos da independência brasileira de Portugal em 2022.

Naquele ano, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) convidou os presidentes dos outros dois Poderes para o evento, mas Pacheco e Luiz Fux, que presidia o STF, não aceitaram o convite.

As autoridades temiam associar suas imagens à do então presidente. Lira, que já presidia a Câmara, também não foi ao desfile.

A celebração em 2022 expôs o isolamento político de Bolsonaro, que buscava a reeleição na disputa contra Lula e vinha atacando e ofendendo ministros dos tribunais superiores – entre eles Alexandre de Moraes, que preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é responsável por investigações que miram o ex-presidente.

Os desfiles que aconteceram em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro e que contaram com a participação de Bolsonaro resultaram em ações contra o ex-presidente no TSE.

O ex-presidente responde na Corte Eleitoral por usar imagens da celebração oficial em sua propaganda eleitoral, o que, na avaliação dos ministros do tribunal, feria a isonomia entre os candidatos.

O desfile de 7 de Setembro deste ano deve custar pouco mais de R$ 3 milhões aos cofres do governo federal – cerca de R$ 300 mil a menos do que foi gasto por Bolsonaro no ano passado. A informação é dos âncoras da CNN Gustavo Uribe e Tainá Falcão.

Cerca de 17 mil militares devem participar do desfile. Além disso, haverá reforço da Força Nacional de Segurança e da Polícia Militar. O número de policiais civis e militares que atuarão na data deve superar o da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A expectativa é a de que, neste ano, o desfile seja menor, sem a participação da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Não está previsto discurso de Lula (PT) durante o desfile.

*Com informações da CNN Brasil

Leia mais:

Após aumento de focos de incêndios, vereador pede conscientização contra queima de lixo

Chamamento de aprovados em concurso da CMM está nas mãos da justiça

Toffoli invalida provas obtidas no acordo de leniência da Odebrecht

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *